loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Governo Bolsonaro: o que faz do plano de mudar a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém algo tão polêmico segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O plano do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém representa uma guinada na política externa brasileira e coloca o Brasil ao lado de somente outros dois países – Estados Unidos e Guatemala – que adotaram medida semelhanteA mudança da embaixada brasileira representaria um reconhecimento da cidade como capital de Israel, o que pode provocar não apenas atritos com palestinos e países árabes, mas também reações da comunidade internacional, cuja…

Lider Palestina: transferir embaixada brasileira para Jerusalém seria ‘irresponsável’ sábado, 10 de novembro de 2018

Teria ‘sérias consequências’UN Photo ‘Se acontecer, haverá sérias consequências; esperamos que seja apenas retórica e que não seja implementada’, disse Hanan Ashrawi   DANIELA KRESCH   A integrante do comitê executivo da Organização para Libertação da Palestina (OLP) e do Conselho Legislativo Palestino, Hanan Ashrawi, considera que a decisão de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém é uma decisão “irresponsável” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL-RJ).  Líder do departamento de Cultura e Informação da OLP,…

POR QUE SE DENUNCIA TANTO O AUTORITARISMO DE TRUMP E PUTIN, MAS NÃO O DE NETANYAHU EM ISRAEL? quarta-feira, 16 de maio de 2018

OS LIBERAIS OCIDENTAIS têm se manifestado bastante, atualmente, sobre a ascensão de governos autoritários e iliberais em todo o mundo: de Putin, na Rússia, a Orbán, na Hungria; de Trump, nos EUA, a Erdogan, na Turquia; de Modi, na Índia, a Duterte, nas Filipinas. Foto: Abir Sultan/AFP/Getty ImagesREAD IN ENGLISH  Não se vê tanto clamor em relação a Netanyahu, em Israel — a despeito do fato de que o país, como admitiu o ex-ministro israelense de Relações Exteriores Shlomo Ben-Ami, esteja “sucumbindo aos seus mais profundos impulsos etnocentristas” e esteja “no rumo…

Maior torre de energia solar do mundo é construída em deserto de Israel sábado, 23 de setembro de 2017

Usina de Ashalim ficará pronta no primeiro trimestre de 2018 Foto: Divulgação Na paisagem das areias do deserto do Negev, no sul de Israel, uma torre de 250 metros de altura – o equivalente a um prédio de 50 andares – se destaca. Trata-se da torre da usina solar de Ashalim, parte do esforço das autoridades israelenses para produzir, até 2020, 10% de sua energia através de fontes renováveis; hoje, este porcentual é de 2,5%.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]…

O ciclo do ódio terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Conta-se que Albert Einstein teria dito ser mais fácil desintegrar o átomo do que acabar com os ódios na sociedade. Basta atentar para os primeiros sete meses de 2015 para lhe dar razão. Sobre o tráfico de desesperados migrantes para a Europa, comove o relato do sírio Eyas Hasoun, dado ao jornal Corriere della Sera após a morte da sua filha Raghad, de 11 anos. A menina sofria de diabetes. A esperança do pai era operá-la na Alemanha, onde ambos…

Alerta contra a intolerância terça-feira, 23 de junho de 2015

Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, ocorre algo contrário aos direitos humanos e aos preceitos constitucionais. Com base na Lei da Transparência, sindicatos e uma associação de apoio à causa palestina exigiram da Reitoria que indicasse projetos ligados à defesa militar supostamente estabelecidos com o Estado de Israel. Roberto Romano¹ Mas no mesmo átimo foi exigida a identificação de mestres e discentes israelitas (Memorando Circular 02/2015, Pró-Reitoria de Pós-Graduação). O requerimento proclama a “covardia”…

Ridículo – Nova missão de Cunha: a paz no Oriente Médio quarta-feira, 10 de junho de 2015

Após dar sucessivas demonstrações de que é o poder de fato em Brasília, Eduardo Cunha ofereceu aos brasileiros um gostinho do que seria um Brasil oficialmente presidido por ele. Cansado de tanto subjugar o governo Dilma Rousseff, o deputado decidiu colocar seus talentos a serviço do mundo. Em sua primeira viagem oficial ao estrangeiro, o presidente presumido da República foi procurar desafios novos no Oriente Médio. Encontrou. Eis o título de notícia veiculada no portal da Câmara: “Cunha recebe pedido…

Palestina X Israel quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A política consegue sempre o impensável, o trágico, e que não faz parte do imaginário dos dotados de bom senso. Que outra atividade é capaz de produzir a união de fanatismo e ódio? Essa mistura desumana é o que produz horrores como o que está acontecendo na faixa de Gaza. Israel e o Hamas se auto acusam, como se nesse genocídio fosse possível identificar quem é o bandido e que é o mocinho. Enquanto os bárbaros defendem suas absurdas razões,…

Síria, guerras “boazinhas” e hipocrisia; Rambo perdeu a utilidade. quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Síria, a falácia de guerras humanas, e o cinismo global. Nunca existiu guerra suave nem ditador humanista. O mais é hipocrisia. Tá na história. Qual a diferença entre ser morto por tiro de metralhadora, bomba de mísseis Tomahawks, ou sufocado por gás Sarin? O genocídio que está acontecendo na Síria, tem em contra partida o cinismo das declarações, e atitudes do chamado mundo livre. Evidente que os USA não pretendem cometer o mesmo erro cometido no Iraque, na Líbia e no Egito….

Israel X Palestina terça-feira, 20 de novembro de 2012

As questões envolvendo Israel e a Palestina são muito complexas, e milenares, para uma tomada de posição isenta. No momento Israel reage a ataques de foguetes do Hamas contra cidades no sul de Israel. Contudo, realmente, o mundo não pode mais tolerar essas cenas. Israel não deveria bombardear civis palestinos, pois em assim fazendo se iguala em crueldade aos que está combatendo. [ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil