loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Economia. 35 milhões saem da pobreza no Brasil terça-feira, 12 de agosto de 2014

Mais de 35 milhões saíram da pobreza, mas concentração de renda persiste Mais de 35 milhões de pessoas ultrapassaram a faixa da pobreza no Brasil nos últimos 40 anos. O milagre econômico da década de 70, o aumento do nível educacional, o fim da inflação, os programas de transferência de renda e a valorização do mínimo fizeram a parcela de pobres baixar dos inacreditáveis 68,4% da população em 1970, com 61,1 milhões de pobres, para 14,1% nos dias atuais. Mas…

Metade dos gastos de Dilma vai para programas sociais segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Com o impulso do reajuste do salário mínimo e da reformulação do Bolsa Família, os programas sociais de transferência de renda alcançaram peso inédito no gasto público e na economia do país. Recursos pagos diretamente a famílias representaram mais da metade –exatos 50,4%– das despesas do governo federal no ano passado, excluídos da conta os encargos da dívida pública. Dados recém-apurados da execução orçamentária mostram que o montante chegou a R$ 405,2 bilhões, distribuídos entre o regime geral de previdência,…

Oito estados concentram 77,8% das riquezas nacionais quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fica cada vez mais patente a necessidade de um pacto federativo. Por que será que o potencial da região amazônica não entra nessa estatística? As riquezas concentradas na região superam em muito o pré-sal. Dados irrefutáveis mostram a imensa quantidade de minérios que temos no Pará, Amazonas e Amapá. Naquela região há minerais,líquidos, plantas, folhas, madeiras e muitas outras riquezas exploradíssimas pelos ladrões do Brasil. Se é para dividir royalties para os estados produtores, como se discute agora, por que não…

Eleições 2012: pesquisas e metodologia sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pesquisas eleitorais: por que as diferenças? Depois de tantos furos e erros sucessivos, eleição após eleição, a gente acaba chegando à conclusão de que as pesquisas eleitorais se originam de três vertentes: 1-    São compradas pelo político patrocinador interessado na pesquisa; 2-    São favoráveis à linha política do(s) pesquisador(es), que escamoteiam os dados; 3-    São resultado de metodologias suspeitas ou errôneas; Presume-se que todas as pesquisas colham a intenção de voto diretamente com os eleitores, em entrevistas individuais. Existem, porém,…

Economia: Classe C troca geladeira por TV a cabo e poupança segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pode ser que seja mesmo um ranzinza e esteja sempre na contramão do oba-oba. Mas não me parece compatível com o que estudei de economia e sociologia, chamar de classe média o assalariado que ganha a porcaria de um salário mínimo e meio por mês. Esse ‘novo’ consumidor, acredito, em breve estará trocando as delícias do consumo pelo inferno do Serasa. José Mesquita – Editor Após sucessivos estímulos do governo para baratear o preço de geladeiras, fogões, máquinas de lavar…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil

Gosta do meu blog? Compartilhe a informação :)