loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Por que Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, que Bolsonaro quer extinguir domingo, 11 de novembro de 2018

Caso seja confirmada a extinção do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro, conforme anunciou o presidente eleito nesta semana, será a primeira vez em 88 anos que o país não terá uma pasta na área, desde que Getúlio Vargas (1882-1954) a criou após chegar ao poder. Hoje, esse ministério é responsável por elaborar diretrizes para geração de emprego e renda, além de emitir documentos e fiscalizar as relações trabalhistas no Brasil, investigando denúncias de trabalho escravo e infantil…

Nazismo: “Noite dos Cristais” e o silêncio dos alemães sábado, 10 de novembro de 2018

O pogrom contra os judeus da Alemanha nazista completa 80 anos. Sabendo que o episódio teve muitos espectadores passivos, o jornalista Felix Steiner se questiona, como muitos alemães: como minha família reagiu na época? Judeus são forçados a carregar estrela de Davi no pogrom de 1938:na Alemanha Pogroms de 1938: mandantes, agressores e espectadores Meu pai era uma enciclopédia ambulante da história local e sabia tornar emocionantes as suas histórias. O que eu sei sobre a minha terra natal e…

Brasil – Rever a história para retomar o caminho terça-feira, 19 de junho de 2018

2013 é um marco ambíguo. Entrou para a história como o do “despertar do gigante adormecido” … mas de um despertar para o seu próprio vazio. Já lá vão mais de cinco anos e seguimos perdidos no espaço, incapazes de um discurso articulado; de distinguir causas de efeitos e aliados de inimigos; sabendo, vagamente, balbuciar os nossos “não” mas sem repertório que nos permita esboçar um único “sim” digno de ser abraçado como projeto para a nação. Somos o país…

Cientistas descobrem calendários incas no deserto do Atacama no Chile sábado, 14 de abril de 2018

Um grupo de cientistas descobriu no meio do deserto chileno do Atacama, o mais árido do mundo, várias “saywas” ou calendários de pedra, estruturas que os incas utilizavam para identificar e prever eventos astronômicos. Calendários de pedra que Incas usaram para identificar e prever eventos astronômicos. Entre março e junho do ano passado, quatro saywas – construções de pedra de aproximadamente 1,20 metro de altura – foram descobertas a 4.200 metros de altitude no deserto do Atacama por cientistas do…

TRF4 – Lula, Thopmson Flores e Antonio Conselheiro segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Qual a verdadeira história do antepassado do presidente do TRF-4 que Lula diz ter matado Antônio Conselheiro   Tropas militares foram trucidadas ao chegar a Canudos | Foto: Flávio de Barros/Wikicommons Ao classificar erroneamente de “general que matou Antônio Conselheiro” o militar Thomaz Thompson Flores, antepassado do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esbarrou num episódio pouco lembrado da história brasileira: a atuação do Exército, e particularmente de tropas estacionadas…

Por que esses 14 gênios morreram completamente arruinados? sábado, 13 de janeiro de 2018

Alguns gastaram tudo que ganharam em luxos extravagantes; outros fizeram obras-primas, mas o mundo não as entendeuOscar Wilde: acabou dependendo da caridade de amigos Cultivador de um dandismo único, colecionador de arte, boêmio inveterado e amante da boa gastronomia, Oscar Wilde (Dublin, Irlanda, 1854- Paris, França, 1900) nasceu no seio de uma família abastada, chegou a ser muito rico graças a seu trabalho e relações sentimentais, esbanjou conscientemente quase tudo que ganhou e morreu em Paris completamente arruinado. Em seus últimos…

A quem interessa nossa ignorância? domingo, 10 de dezembro de 2017

Corruptos e desonestos lucram com a ignorância Alunos em uma sala de aula. DANIEL CASTELLANO SMCS A manutenção do péssimo modelo de educação pública interessa, e muito, aos desonestos e corruptos, que formam a grande maioria dos nossos dirigentes Por Luiz Ruffato Daqui a cerca de nove meses – o equivalente ao tempo de uma gestação humana – teremos que nos dirigir às urnas para eleger o presidente que irá governar pelos próximos quatro anos. Em quase todas as rodas de conversa, o cenário…

Leitura essencial – História sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A Marcha da Insensatez – De Tróia ao Vietnã Barbara Tuchman – José Olympio Editora “Pesquisando com rigor vasto espectro de documentos históricos, a autora traça e registra, nesse livro, um dos mais estranhos paradoxos da condição humana: a sistemática procura, pelos governos, de políticas contrárias aos seus próprios interesses.” Considerada a mais bem sucedida historiadora dos Estados Unidos, Barbara Tuchman, ganhadora do Prêmio Pulitzer, é autora de clássicos como:The Guns of August, The Proud Tower, Stilwell and the American Experience…

Agricultura, arqueologia e cerveja terça-feira, 18 de abril de 2017

Em livro, Karin Bojs faz uma retrospectiva dos últimos 55.000 anos de pré-história na Europa, do sexo com os neandertais até a chegada da agricultura A jornalista Karin Bojs. BERNARDO PEREZ DANIEL MEDIAVILLA/ElPais A pré-história europeia escrita por a jornalista científica Karin Bojs (Lundby, Suécia, 1959) começa com um estupro. Um esbarrão sexual entre duas espécies humanas diferentes ocorrido há 55.000 anos na região hoje ocupada por Israel.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] O caráter consentido ou não da relação…

Egito: Arqueólogos descobrem cidade de 7 mil anos domingo, 4 de dezembro de 2016

Cidade residencial e cemitério datados de 5316 a.C. são encontrados nas proximidades de Abidos, na província de Sohag. Novidade pode ajudar a recuperar o turismo no país. O templo do faraó Seti I, pai de Ramsés II, em Abidos, no Egito Não se trata de uma única escultura ou tumba. Arqueólogos egípcios anunciaram nesta quarta-feira (23/11) a descoberta de partes do que pode ter sido uma verdadeira cidade residencial do Egito antigo, datada de 5.316 antes de Cristo. Os vestígios foram…

Fórmula UM – Memórias – Silverstone Grand Prix domingo, 10 de julho de 2016

Froilan Gonzalez, Ferrari 375 – Silverstone, GranPrix, 1951 Manzon, Gordini, 6 Cilindros – Silverstone, GranPrix, 1952 Peter Collins – Silverstone, GranPrix, Wins, 1958 Damon & Graham Hill – Silverstone, GranPrix, 1965 John Surtees, Honda RA273E V12 – Silverstone, GranPrix, 1966 Colin Chapman & Jim Clark – Lotus 49 – Silverstone, GranPrix, 1967 Graham Hill – Silverstone, GranPrix, 1967 Dan Gurney & Fraçoius Cevert – Silverstone, GranPrix, 1970 Francois Cevert & Ronnie Peterson – Silverstone, GranPrix, 1970 Carlos Reuteman, Lotus 80, Teste – Silverstone, GranPrix, 1970 Clay Regazzoni,…

“Stonehenge alemão” abre para visitação quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sítio pré-histórico circular, feito de madeira e provavelmente usado em sacrifícios humanos, está aberto para turistas após estudos arqueológicos e reconstrução. O sítio pré-histórico Ringheiligtum Pömmelte, uma espécie de círculo sagrado formado por cercas decoradas e sepulturas, foi aberto ao público na cidade de Pömmelte, no leste da Alemanha, nesta semana. Acredita-se que o local, conhecido como “Stonehenge da Alemanha”, tenha cerca de 4.300 anos. A formação foi descoberta em 1999 numa floresta às margens do rio Elba.[ad name=”Retangulo –…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil