loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Brasil, um país do passado – Philipp Lichterbeck quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

No Brasil, está na moda um anti-intelectualismo que lembra a Inquisição. Seus representantes preferem Silas Malafaia a Immanuel Kant. Os ataques miram o próprio esclarecimento, escreve o colunista Philipp Lichterbeck.É sabido que viajar educa o indivíduo, fazendo com que alguém contemple algo de perspectivas diferentes. Quem deixa o Brasil nos dias de hoje deve se preocupar. O país está caminhando rumo ao passado. No Brasil, pode ser que isso seja algo menos perceptível, porque as pessoas estão expostas ao moinho…

Por que Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, que Bolsonaro quer extinguir domingo, 11 de novembro de 2018

Caso seja confirmada a extinção do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro, conforme anunciou o presidente eleito nesta semana, será a primeira vez em 88 anos que o país não terá uma pasta na área, desde que Getúlio Vargas (1882-1954) a criou após chegar ao poder. Hoje, esse ministério é responsável por elaborar diretrizes para geração de emprego e renda, além de emitir documentos e fiscalizar as relações trabalhistas no Brasil, investigando denúncias de trabalho escravo e infantil…

Nazismo: “Noite dos Cristais” e o silêncio dos alemães sábado, 10 de novembro de 2018

O pogrom contra os judeus da Alemanha nazista completa 80 anos. Sabendo que o episódio teve muitos espectadores passivos, o jornalista Felix Steiner se questiona, como muitos alemães: como minha família reagiu na época? Judeus são forçados a carregar estrela de Davi no pogrom de 1938:na Alemanha Pogroms de 1938: mandantes, agressores e espectadores Meu pai era uma enciclopédia ambulante da história local e sabia tornar emocionantes as suas histórias. O que eu sei sobre a minha terra natal e…

Brasil – Rever a história para retomar o caminho terça-feira, 19 de junho de 2018

2013 é um marco ambíguo. Entrou para a história como o do “despertar do gigante adormecido” … mas de um despertar para o seu próprio vazio. Já lá vão mais de cinco anos e seguimos perdidos no espaço, incapazes de um discurso articulado; de distinguir causas de efeitos e aliados de inimigos; sabendo, vagamente, balbuciar os nossos “não” mas sem repertório que nos permita esboçar um único “sim” digno de ser abraçado como projeto para a nação. Somos o país…

Cientistas descobrem calendários incas no deserto do Atacama no Chile sábado, 14 de abril de 2018

Um grupo de cientistas descobriu no meio do deserto chileno do Atacama, o mais árido do mundo, várias “saywas” ou calendários de pedra, estruturas que os incas utilizavam para identificar e prever eventos astronômicos. Calendários de pedra que Incas usaram para identificar e prever eventos astronômicos. Entre março e junho do ano passado, quatro saywas – construções de pedra de aproximadamente 1,20 metro de altura – foram descobertas a 4.200 metros de altitude no deserto do Atacama por cientistas do…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil