loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

A banca, a farsa e a ditadura invisível segunda-feira, 13 de março de 2017

George Orwell e a novilíngua Pedro Augusto Pinho* O romance 1984 de George Orwell, pseudônimo do súdito nascido na Índia Eric Arthur Blair, lançado em 1949, é uma crítica a Stalin e à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e, de modo sutil, a glorificação de Winston Churchill, nome do herói – Winston – do romance.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] Logo no início do livro travamos conhecimento da existência do Ministério da Verdade e da Novilíngua, graças aos quais…

Zukenberg e redes sociais sábado, 18 de fevereiro de 2017

Zuckerberg publica manifesto em prol de “comunidade global”Manifesto foi publicado na página de Zuckerberg no Facebook Criador do Facebook defende a globalização e apresenta estratégias para o futuro da rede social, cada vez mais acusada de permitir a disseminação de notícias falsas e estimular a polarização. Promover uma comunidade global, evitar o isolamento e combater conteúdos enganosos são as novas metas do Facebook, segundo um manifesto em tom messiânico publicado por seu criador, Mark Zuckerberg, em resposta às críticas à…

Crianças sírias ‘são exploradas em fábricas de grifes europeias na Turquia’, revela investigação da BBC sábado, 24 de dezembro de 2016

Refugiados sírios, incluindo crianças, estão sendo explorados em fábricas na Turquia que produzem roupas para marcas conhecidas, revelou uma investigação da BBC. Etiquetas da Marks and Spencer foram encontradas em uma fábrica na Turquia Os refugiados trabalham mais de doze horas por dia e ganham menos que os demais funcionários das fábricas, de acordo com revelações feitas pelo programa Panorama. Foram encontrados refugiados menores de idade trabalhando em fábricas que produzem roupas vendidas nas lojas da britânica Marks and Spencer…

Trump e o fantasma da globalização quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Entre os temores decorrentes do resultado da eleição presidencial nos EUA está a oposição do candidato vencedor à globalização e ao livre-comércio. Campanha de candidato republicano foi marcada por retórica antiglobalização Um dos motivos por que Donald Trump venceu a disputa pela Casa Branca foi ter conquistado para si a classe média frustrada – o assim chamado angry white man (homem branco zangado). A era Trump trará de volta o provincianismo econômico? Muitos de seus discursos foram marcados por uma…

Endividamento chinês e crise mundial preocupam economistas segunda-feira, 17 de outubro de 2016

“Se a China despencar, não passaremos ilesos”, alerta especialista. A China vem acumulando desequilíbrios financeiros e uma dívida crescente que podem se traduzir em um novo choque financeiro global. O endividamento chinês no final de 2015 já correspondia a cerca de 255% do PIB, um acréscimo de 107% nos últimos oito anos. Com uma carteira de empréstimos de US$ 28 trilhões, uma crise do setor financeiro chinês teria consequências globais. O economista da Simplific Pavarini e professor de economia do…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil