loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Por que Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, que Bolsonaro quer extinguir domingo, 11 de novembro de 2018

Caso seja confirmada a extinção do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro, conforme anunciou o presidente eleito nesta semana, será a primeira vez em 88 anos que o país não terá uma pasta na área, desde que Getúlio Vargas (1882-1954) a criou após chegar ao poder. Hoje, esse ministério é responsável por elaborar diretrizes para geração de emprego e renda, além de emitir documentos e fiscalizar as relações trabalhistas no Brasil, investigando denúncias de trabalho escravo e infantil…

Tóquio e Home Office terça-feira, 25 de julho de 2017

Tóquio tenta pôr cidade inteira de “home office” Na metrópole japonesa, 25 de julho passou a ser o dia do trabalho a distância: uma vez por ano, moradores são incentivados a fazer suas funções a partir de casa ou qualquer outro lugar, desde que não seja o escritório.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] Trabalhadores japoneses fazem pausa para almoço em Tóquio O dia 25 de julho ganhou um novo significado para os moradores da região metropolitana de Tóquio: trabalhar em…

Mário Sérgio Cortella: Bem-formada, nova geração chega mal-educada às empresas, diz filósofo quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Segunda-feira, seis da manhã. O despertador toca e você não quer sair da cama. Está cansado? Ou não vê sentido no que faz? Cortella lança o livro “Por que fazemos o que fazemos?” sobre a busca de propósito no trabalho Na introdução de seu novo livro, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella coloca em poucas palavras o questionamento central da obra Por que fazemos o que fazemos?. Lançada em julho, ela trata da busca por um propósito no trabalho,…

Brasil é último em ranking de criação de emprego da OCDE sexta-feira, 8 de julho de 2016

Em razão da crise econômica, o Brasil deve ter, em 2016, o pior desempenho na criação de empregos na comparação com outros 43 países, de acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado nesta quinta-feira.  Brasil fica na pior colocação em ranking de empregos Image copyright TONGRO IMAGES Em razão da crise econômica, o Brasil deve ter, em 2016, o pior desempenho na criação de empregos na comparação com outros 43 países, de acordo com…

Saiba como é a vida dentro de uma fábrica de iPhones na China quarta-feira, 27 de abril de 2016

Quem conhece um pouco da indústria de tecnologia sabe que praticamente tudo é produzido na China. (Foto: reprodução/Bloomberg) Os baixíssimos salários dos trabalhadores, somados a uma lei trabalhista bem frouxa, criaram um cenário amplamente favorável para a indústria local, ao mesmo tempo em que sacrificaram radicalmente a qualidade de vida dos funcionários. Nos tempos atuais, começou a “pegar mal” as notícias de que trabalhadores começaram a se suicidar nas fábricas, e que as empresas tiveram que começar a instalar grades…

A doméstica brasileira que virou líder trabalhista nos EUA quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Massachusetts estava cheio quando uma mulher com uma camiseta verde-amarela foi chamada ao microfone. Natalícia Tracy chegou aos EUA como doméstica e, hoje, está em curso de obter um pós-doutorado. Diretora executiva do Centro do Trabalhador Brasileiro em Boston, Natalícia Tracy pediu aos legisladores que aprovassem uma lei em discussão que impediria policiais de prender imigrantes só por estarem no país ilegalmente. Horas antes, Tracy falara num evento da prefeitura de Boston…

Do terrorismo à obesidade: as epidemias mundiais mais rentáveis segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Os desafios mais rentáveis da humanidade. Envelhecimento e câncer estão entre os problemas que geram mais negócios. Pessoas buscam água no campo de refugiados de Kabo, na República Centro-Africana. Pessoas buscam água no campo de refugiados de Kabo, na República Centro-Africana. B. P. O mundo nunca teve que enfrentar tantos desafios. Terrorismo, mudanças climáticas, desigualdade, escassez de água, concentração de terras, disrupção digital, pandemias como as de câncer e de obesidade. Como se fosse pouco, o envelhecimento da população do planeta…

Indústria atrai investimento estrangeiro e novos projetos geram empregos no País terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O setor industrial é um dos segmentos da economia brasileira que mais chamam a atenção do estrangeiro, despertando o interesse de chineses, canadenses e italianos, entre outras nacionalidades, em diferentes partes do País, informa a gerente de Serviços de Internacionalização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sarah Saldanha. Sarah Saldanha está à frente do programa “Brazil for Business”, um projeto idealizado pelos industriais da CNI destinado a dar apoio ao empreendedor estrangeiro ajudando-o a tomar a decisão de investir no…

Salário gordo e estabilidade vitalícia: o doce serviço público no Brasil domingo, 13 de setembro de 2015

Em tempos de crise, conseguir um emprego público é como ganhar na loteria Em julho, o estado de Minas Gerais anunciou 32 vagas para seu Tribunal Regional do Trabalho. E recebeu 134.270 inscrições para o concurso. Não há nada de excepcional em relação a Minas Gerais nem ao seu TRT. No entanto, como o desemprego está aumentando e o Brasil está caminhando para a pior queda desde a Grande Depressão – o Standard and Poor’s acabou de rebaixar sua nota…

Demissões na imprensa: a profecia que devorou o profeta segunda-feira, 27 de abril de 2015

Reproduzimos abaixo inteligente análise de Luciano Martins, sobre a relação entre o pessimismo apocalíptico da mídia e os “passaralhos” (jargão das redações para demissões). A profecia que devora o profeta Jornalistas que foram demitidos da Folha de S. Paulo fazem circular uma carta do jornal, assinada pelo editor-executivo Sérgio Dávila, justificando os cortes ocorridos na semana passada. Como se sabe, o diário paulista vem reduzindo sua força de trabalho desde janeiro. O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo…

Ciência e Tecnologia: Empresas se adaptam para buscar profissionais nas redes sociais quarta-feira, 25 de junho de 2014

Empresas se adaptam para buscar profissionais nas redes sociais As redes sociais trouxeram ao mercado de trabalho um novo formato de realizar recrutamento de profissionais. E não foram apenas as páginas de relacionamento que se adaptaram a esse movimento. As empresas também passaram a buscar os profissionais que estão conectados. De acordo com levantamento realizado em 2013 pelo grupo americano Society for Human Resource Management, 77% das organizações dizem usar cada vez mais esse tipo de site para recrutar pessoas….

Quantos escravos trabalham pra você? quinta-feira, 4 de abril de 2013

E se eu dissesse que um menino doce e inteligente de 12 anos, recém chegado da Bolívia, mora em uma casa de apenas 90m² no centro de São Paulo com mais 27 pessoas, entre parentes e desconhecidos? Que essa casa velha e úmida mal comporta todas as beliches cobertas com roupas de cama maltrapilhas, porque tem que ceder espaço para colunas babilônicas de tecidos e máquinas de costura? E se eu dissesse que esses 28 trabalham cerca de 13 horas…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil