loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Lava Jato: Chegará a alcançar o judiciário? sábado, 25 de fevereiro de 2017

“A Operação Lava Jato precisa chegar ao poder Judiciário” A jurista Eliana Calmon. ANDRESSA ANHOLETE Para a jurista Eliana Calmon, escândalo de corrupção que já respingou no Executivo e no Legislativo precisa alcançar todos os poderes Não é de hoje que a jurista Eliana Calmon, de 72 anos, polemiza com seus pares da magistratura. Em 2011, quando ocupava o cargo de corregedora nacional de Justiça, ela afirmou que “bandidos de toga” estavam infiltrados no Judiciário.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]…

Joaquim Barbosa quer investigar enriquecimento de juizes quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Barbosa se mostra favorável a investigar patrimônio de juízes suspeitos. Em sua primeira sessão como presidente do CNJ, ministro também defendeu a extinção da Justiça Militar nos Estados Na primeira sessão como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Joaquim Barbosa indicou ser favorável às investigações patrimoniais abertas contra magistrados suspeitos de irregularidades e afirmou que a Justiça Militar dos Estados poderia ser extinta. Veja também: Juiz tem de tomar decisões impopulares, diz Zavascki Novo ministro do STF…

Tópicos do dia – 07/09/2012 sexta-feira, 7 de setembro de 2012

12:47:49 Independência política é fácil; quero ver é o Brasil conquistar a independência econômica. A independência política foi muito fácil de conquistar. D.Pedro I ganhou no grito, e estamos conversados. O que o Brasil jamais conseguiu foi declarar sua independência econômica. Este é o nosso dilema shakespeariano – do tipo ser ou não ser. No início, o Brasil era até desprezado economicamente por Portugal, que invejava as descobertas da Espanha. Embora o território brasileiro fosse imenso, seus habitantes eram diferentes…

Toffoli, ex-advogado do PT e casado com ex-advogada do PT, acha que é isento para julgar mensaleiros quarta-feira, 18 de julho de 2012

Afinal, o que é um “magistrado”? Não há, a meu sentir, nenhum argumento que o ministro Toffoli esgrima, tanto no plano jurídico como no ético, que possa, nem de forma mais superficial, justificar a presença do ex-advogado do PT, e atual ministro do STF, no plenário do julgamento do mensalão. Conflito de interesses já foi argumento jurídico para a anulação de inúmeros julgamentos. Com esse termo pode-se anular um julgamento, ou adiá-lo, prescrevendo a pena ou anulação do julgamento. Os…

STF, imprensa e bate-boca sexta-feira, 27 de abril de 2012

O que a imprensa deve fazer Bate-boca, arranca-rabo, sururu, entrevero, rolo, xingação, desavença – qualquer que seja o nome que se adote para caracterizar a troca de asperezas entre os ministros Cezar Peluso e Joaquim Barbosa, do Supremo Tribuna Federal (STF), o que importa é o teor do que está vindo à baila e o canal utilizado pelos meritíssimos. Ex-presidente da suprema corte, o ministro Peluso serviu-se do prestigiado portal Consultor Jurídico, já o atrevido Joaquim Barbosa, que não tem…

Gilmar Mendes na mesma trilha de Eliana Calmon sexta-feira, 9 de março de 2012

Nem tudo está perdido. Gilmar Mendes começa a seguir a trilha de Eliana Calmon na limpeza do Judiciário. Em entrevista a Felipe Recondo, do Estadão, o ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, defende enxugar os benefícios do Ministério Público que hoje são atribuídos aos magistrados, como licença-prêmio e auxílio-moradia. Além disso, critica a falta de critério para os pagamentos de atrasados e denuncia que a lei não permite a venda de férias pelos magistrados, como está ocorrendo no…

CNJ: OAB sinaliza que surgirão novos elementos sobre quebra de sigilo quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, sinalizou nesta quarta (11) que a ministra Eliana Calmon vai defender, em breve, o Conselho Nacional de Justiça das acusações de quebra de sigilo. “Os elementos [necessários para saber se houve quebra de sigilo] devem ser mostrados pela ministra Eliana Calmon assim que o Supremo voltar de recesso”, afirmou. Segundo ele, a AMB, a Anamatra e a Ajufe estão com um único objetivo: lançar uma cortina de…

Supremo reduzirá os poderes do CNJ? terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Há um ditado que diz: ““em política, o otimista é um pessimista mal informado”! Acredito que a Ministra Eliana Calmon já está vencida e alijada do combate pela atuação independente do CNJ. O STF foi colocado na berlinda. A população e os meios de comunicação já não nutrem a mesma admiração pelo STF. No meu entender há a necessidade de se implantar concurso público para todos os cargos da magistratura, bem como a definição de mandato com tempo determinado. Incluso…

Tópicos do dia – 31/12/2011 sábado, 31 de dezembro de 2011

08:17:58 MPB em alta: Ithamara Koorax e Vanesa da Matta entre as melhores do mundo. A revista americana “Down Beat”, especializada em jazz, coloca entre os melhores CDs de 2011, ‘O grande amor’, de Ithamara Koorax; e ‘Bicicletas, bolos e outras alegrias’, de Vanessa da Mata. 08:19:35 Brasil: da série “o tamanho do buraco” O aposentado Geraldo Moreira, de 84 anos, cardiopata, há 41 anos, aguarda resposta da justiça de ação que move contra o Banco do Brasil.O processo desse cidadão…

Tópicos do dia – 15/11/2011 terça-feira, 15 de novembro de 2011

07:41:00 Ligações Perigosas: filho de FHC e a Disney O Ministério das Comunicações investiga os meandros da sociedade de Paulo Henrique Cardoso com o grupo Disney. Deseja-se saber se o conglomerado americano de entretenimento controla ilegalmente uma emissora de rádio cuja concessão foi emitida em nome do filho de FHC. A emissora chama-se Itapema FM. Opera em São Paulo sob o nome fantasia de ‘Rádio Disney’. A encrenca foi noticiada pela repórter Elvira Lobato, na Folha. Ela conta que, no papel,…

TSE será presidido por Joaquim Barbosa em 2010 segunda-feira, 27 de abril de 2009

As eleições de 2010 encontrarão na presidência do Tribunal Superior Eleitoral o Ministro Joaquim Barbosa. Para os que não conhecem a composição do TSE, o colegiado é assim formado: Composição da Corte em 25/04/2009 – Origem Presidente: CARLOS AUGUSTO AYRES DE FREITAS BRITTO – STF Vice-Presidente: JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES – STF Ministros Efetivos – Origem EROS ROBERTO GRAU – STF FERNANDO GONÇALVES – STJ MARCELO HENRIQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA – JURI ARNALDO VERSIANI LEITE SOARES – JURI FELIX FISCHER…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil