loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Lider Palestina: transferir embaixada brasileira para Jerusalém seria ‘irresponsável’ sábado, 10 de novembro de 2018

Teria ‘sérias consequências’UN Photo ‘Se acontecer, haverá sérias consequências; esperamos que seja apenas retórica e que não seja implementada’, disse Hanan Ashrawi   DANIELA KRESCH   A integrante do comitê executivo da Organização para Libertação da Palestina (OLP) e do Conselho Legislativo Palestino, Hanan Ashrawi, considera que a decisão de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém é uma decisão “irresponsável” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL-RJ).  Líder do departamento de Cultura e Informação da OLP,…

‘Vamos dar um tapa na cara da política neoliberal’: López Obrador, presidente do México sábado, 10 de novembro de 2018

Presidente eleito, que assume no dia 1º de dezembro, elencou prioridades para novo governo: revogação de reforma educacional e mudanças na lei trabalhista O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta semana as primeiras medidas do governo que assume no dia 1º de dezembro. Entre elas, está a mudança na lei trabalhista do país – o que, segundo o futuro mandatário, dará “um tapa na cara” da política neoliberal. A ideia de López Obrador é tentar elevar…

Venezuela: cerca de 3 milhões fugiram da crise política e econômica desde 2015, diz ONU sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Êxodo impulsionado pela violência, hiperinflação e escassez de alimentos e medicamentos equivale a cerca de um em 12 da população do país Imigrantes venezuelanos viajam a bordo de um caminhão em Tumbes, Peru, perto da fronteira com o Equador, em 1º de novembro. Fotografia: Juan Vita / AFP / Getty Images O êxodo dos venezuelanos que fogem da crise econômica e política em sua terra natal acelerou dramaticamente, alcançando um total de cerca de 3 milhões desde 2015, anunciou a ONU…

Portugal, um bocadinho de Brasil quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Com a crise no Brasil, Portugal virou um pedaço brasileiro dentro da Europa. Que bom que passou o tempo em que emigrar era uma decisão definitiva, escreve a colunista Astrid Prange. Portugal Lisbon (picture-alliance/blickwinkel/S. Oehlschlaeger) A história pode ser um pêndulo. Brasil, país colonizado pelos portugueses, está pronto para recolonizar a pátria colonizadora. E isso não é uma notícia ruim, não! Ao contrário dos portugueses, os brasileiros não chegam com navios e armas, e não procuram ouro. Tampouco querem conquistar…

Por que a primeira viagem de Bolsonaro será ao Chile quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O presidente eleito brasileiro Jair Bolsonaro (PSL) deve romper uma tradição dos últimos governos petistas e, em vez de ter a Argentina como seu primeiro destino internacional após eleito, prometeu visitar o Chile, em data ainda a ser definida. O país de 17 milhões de habitantes, com acordos de livre comércio com mais de 60 mercados, entre eles Estados Unidos e China, deverá registrar um dos maiores índices de crescimento econômico da América Latina neste ano, atrás apenas de Bolívia,…

Mercados globais de ações sofrem pior derrota por cinco anos terça-feira, 30 de outubro de 2018

Um comerciante sul-coreano em Seul em 26 de outubro. Foto: Jeon Heon-Kyun / EPA Quedas na Europa seguem negociação nervosa dos EUA enquanto investidores questionam avaliações de gigantes de tecnologia. Os mercados globais registraram sua mais longa série de derrotas semanais em cinco anos na sexta-feira, enquanto Wall Street reagiu a resultados piores do que o esperado dos gigantes da tecnologia nos EUA. O índice MSCI de todo o mundo, que acompanha as ações dos mercados acionários de 47 países desenvolvidos…

Sob tensão, Amazônia se curva à linha tênue entre a preservação ambiental e a expansão agrícola domingo, 28 de outubro de 2018

Fronteira entre uma fazenda, à esquerda, e o Território Indígena Suruí. VICTOR MORIYAMA À bordo de uma caminhonete robusta, Almir Narayamoga Suruí, acelerou. “Segura, tá?”, disse ele à repórter do EL PAÍS, enquanto o veículo atravessava parte da selva amazônica, rumo à Terra Indígena Sete de Setembro. É ali que mora seu povo, que lhe dá o sobrenome, a etnia Suruí Paiter. “Temos medo”, diz Almir, ao mencionar o candidato Jair Bolsonaro, que pode ser o próximo presidente do Brasil. Durante a…

A PhD catadora de lixo que revolucionou coleta e reciclagem de lixo quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Uma mulher de 81 anos que organizou uma equipe feminina de coletoras de lixo em sua cidade no Líbano agora vive ouvindo perguntas sobre como fez isso. O acúmulo de lixo e a falta de aterros sanitários são um sério problema no país. Durante nove meses em 2015 e 2016, pilhas de lixo foram espalhadas pelas ruas da capital, Beirute, e até hoje a solução tem sido jogar parte do lixo no mar. Zeinab Mokalled provou que, quando o governo…

Eleições 2018: O Brasil que o novo presidente receberá em cinco indicadores internacionais terça-feira, 16 de outubro de 2018

Direito de imagemAFPPróximo presidente terá desafios em várias frentes, mas como Brasil se compara com o mundo? Os últimos quatro anos de mandato presidencial foram cumpridos por dois presidentes: Dilma Rousseff e Michel Temer. Reeleita em 2014, a petista foi alvo de um processo de impeachment que culminou em sua saída da presidência em 31 de agosto de 2016. Rousseff foi sucedida por seu vice, Michel Temer, do MDB, que desde então governa o país. A partir do ano que…

Esgotos: Rio X Paris sábado, 13 de outubro de 2018

Enquanto Rio privatiza, por que Paris, Berlim e outras 265 cidades reestatizaram saneamento? Serviços inflacionados, ineficientes e com investimentos insuficientes são motivos para a reestatização – Direito de imagem BLUBERRIES/GETTY IMAGES Enquanto iniciativas para privatizar sistemas de saneamento avançam no Brasil, um estudo indica que esforços para fazer exatamente o inverso – devolver a gestão do tratamento e fornecimento de água às mãos públicas – continua a ser uma tendência global crescente. De acordo com um mapeamento feito por onze organizações majoritariamente…

Noam Chomsky – concentração de renda e poder quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Os dez princípios de concentração de renda e poder  Ficamos muito impressionados quando assistimos a um debate nos Estados Unidos — aliás, na Europa também — sobre a atual dificuldade econômica. O grande problema humano não está no déficit público — mas no desemprego. O desemprego tem um efeito devastador na sociedade. Quero dizer com isso que são terríveis as consequências para as pessoas desempregadas e suas famílias. No entanto, há também um tremendo efeito econômico, cujas razões, por sinal, são…

Ficou com raiva? Facebook e Twitter ganharão com isso quarta-feira, 3 de outubro de 2018

   COMO FACEBOOK, TWITTER E GOOGLE LUCRAM QUANDO VOCÊ SENTE RAIVA     Eu postei no Twitter a reportagem da revista Veja. Uma das primeiras reações – fora comentários de seguidores e retweets previsíveis – foi essa aqui: Print de uma das primeiras reações ao meu tuíte É algo previsível vindo dos apoiadores de Jair Bolsonaro quando confrontados com a realidade: ironia e ameaças – veladas ou explícitas. Só na semana passada, uma jornalista foi perseguida e exposta no Twitter por engano, a autora…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil