loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Cotonetes, o maior perigo dos oceanos? quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Como contribuição para reduzir o lixo plástico nos mares do mundo, UE quer proibir certos produtos. Só que um combate decidido à poluição marinha exige soluções mais complexas, eficazes – e caras, opina Felix Steiner. Lixo plástico no mar Se, como dizem os cínicos, o que importa na política é simbologia e grandes gestos, então a União Europeia está no caminho certo. Pois a anunciada proibição de talheres descartáveis, canudinhos e cotonetes de plástico certamente fará o mundo melhor. Já…

Brasil e mais quatro países abrigam 70% do que resta de natureza intocada segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Estudo aponta que ainda há áreas livres dos impactos humanos em apenas um quarto da Terra, grande parte delas concentradas em cinco países. Há um século, 83% do planeta ainda eram intocados. Amazônia brasileira: ameaças ao meio ambiente no Brasil fazem soar alarmes de cientistas Mais de 70% da das últimas áreas de natureza selvagem intocadas do planeta estão localizadas em apenas cinco países, entre eles o Brasil, afirmaram cientistas nesta quarta-feira (31/10), chamando atenção para a insuficiente resposta de…

A vida por trás de máscaras na China quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Restrição do uso de carvão para aquecer casas ajudou a melhorar qualidade do ar em parte do país. Em Pequim, usar máscaras respiratórias é tão comum quanto usar óculos   Mas em cidades como Pequim, poluição segue alarmante, e máscaras respiratórias devem continuar fazendo parte do cotidiano. Pela primeira vez em muito tempo, os moradores das províncias do nordeste da China estão olhando para céus azuis. Desde o ano passado está em vigor uma legislação que restringe o uso de…

Empresas buscam imagem ecologicamente correta, mas consomem muita energia domingo, 30 de setembro de 2018

As máquinas de Jeff Rotshchild no Facebook tinham um problema que ele sabia que precisava ser resolvido imediatamente. Estavam a ponto de derreter. Segurança observa servidores em central de processamento de dados em Las Vegas A companhia ocupava um imóvel alugado em Santa Clara, um galpão de 18 por 12 metros, com fileiras de servidores necessários para armazenar e processar as informações sobre as contas de seus membros. A eletricidade que fluía para os computadores estava causando o derretimento de…

O novo ouro verde do Brasil sábado, 29 de setembro de 2018

A palmeira que desponta como novo ‘ouro verde’ do Brasil Palmeira, fruto e viveiro de mudas de macaúba: potencial de espécie nativa anima pesquisadores pelo país – Direito de imagem LUIZ HENRIQUE BERTON Uma planta de uso múltiplo, no ponto para explodir comercialmente. Cotada no início dos anos 2000 como fonte promissora de biocombustível, a macaúba ultrapassou expectativas dos pesquisadores, que agora apostam no seu potencial além da produção de energia.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] “O óleo de macaúba, por exemplo,…

Urbanismo – Seul domingo, 23 de setembro de 2018

Seul transforma uma via elevada em um original jardim urbano Skygarden reúne 228 espécies de árvores e plantas locais no centro de Seul. Com um quilômetro de comprimento, parque dispõe em ordem alfabética 228 espécies botânicas do país. Algumas das grandes cidades do mundo querem voltar a acolher seus pedestres. Nesse processo, compreenderam que suas vias elevadas são apenas o símbolo de um progresso mal entendido. Por isso, muitas dessas construções estão sendo transformadas em parques urbanos a vários metros…

Cientistas alertam para risco de manipular clima segunda-feira, 9 de abril de 2018

Pesquisadores de países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, fazem apelo para estarem à frente da geoengenharia. Cientistas estudam cobertura atmosférica artificial que poderia proteger os países mais vulneráveis no hemisfério sul. Argumento é de que seus territórios sofreriam mais com efeitos incertos de uma tecnologia controversa. Um grupo de cientistas de países em desenvolvimento, como o Brasil, lançou um apelo para que tenha maior participação nas pesquisas de geoengenharia solar – o conceito de que, com a tecnologia, é…

Tragédia de Mariana: Trama sinistra para nova barragem segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Subsecretária Ambiental pede licença e assina com mineradora para aprovar barragem maior em Mariana Cena de destruição após o rompimento de barragem operada pela Samarco em Bento Rodrigues em 2015. Foto: Christophe Simon/AFP/Getty Images Em março de 2015, uma funcionária pública do órgão que fiscaliza barragens em Minas Gerais tirou uma licença de dois anos para “tratar de interesses pessoais”. Vinte dias depois, ela assinou um documento, entregue ao Ibama, como gerente de licenciamento da mineradora Anglo American, no processo de aprovação da…

Mineração – Meio Ambiente sábado, 27 de janeiro de 2018

Veja cinco mapas que mostram como a mineração impacta o meio ambiente Mineiro trabalhando na extração de pedras de onde será extraído o ouro. Foto: Bram Ebus/InfoAmazonia. O cenário é de improviso e o processo, rudimentar. Por três meses, o repórter Bram Ebus, do InfoAmazonia, investigou o megaprojeto de mineração do presidente Nicolás Maduro na Venezuela, apresentado como saída para a crise econômica do país, depois da queda do petróleo agravar a inflação e desemprego. O impacto social e ambiental…

Maior torre de energia solar do mundo é construída em deserto de Israel sábado, 23 de setembro de 2017

Usina de Ashalim ficará pronta no primeiro trimestre de 2018 Foto: Divulgação Na paisagem das areias do deserto do Negev, no sul de Israel, uma torre de 250 metros de altura – o equivalente a um prédio de 50 andares – se destaca. Trata-se da torre da usina solar de Ashalim, parte do esforço das autoridades israelenses para produzir, até 2020, 10% de sua energia através de fontes renováveis; hoje, este porcentual é de 2,5%.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil