loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

A extrema direita venceu domingo, 13 de janeiro de 2019

EM 2016, em uma escola secundarista de uma favela de Porto Alegre, Lucia Scalco e eu nos deparamos com dezenas de meninos fãs do “mito”. Por muito tempo, só conseguíamos enxergar esse fato, que dominava nossa análise. Isso, em grande medida, prejudicava dar a devida atenção a meninas como Maria Rita, de 17 anos, única filha mulher de um soldado bolsonarista. Ela discutia cotidianamente com seu pai e irmão e, em 2018, já havia conseguido convencer a mãe que “eles…

50 anos do AI-5: Os números por trás do ‘milagre econômico’ da ditadura no Brasil sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Direito de imagem ARQUIVO NACIONALAspecto econômico do regime militar foi marcado por alto investimento público e forte endividamento Há 50 anos, o governo militar decretava o Ato Institucional número 5 (AI-5), o quinto de 17 grandes decretos emitidos durante a ditadura. Era o início da fase que é considerada a mais repressiva do regime. O período iniciado em 1968 foi marcado pelo fechamento do Congresso Nacional, pela tortura de adversários políticos e pela morte e desaparecimento de mais de 400 pessoas,…

Daniel Ortega, a decepção vital da esquerda segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

O ditador está nu, embora empenhado em cantar hinos sandinistas e lançar discursos vazios Protestar hoje contra o presidente Ortega é considerado crime de terrorismo. Bolsonaro irá propor essa mesma Lei para o Brasil. Ditador é Ditador. Stalinista ou Nazi Fascista todo têm um só inimigo; o povo.O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, durante a XVI Cúpula da ALBA. STRINGER REUTERS A Nicarágua é o país latino-americano onde mais se nota a revolução. Continua pobre, mas aprendeu a ler e…

50 anos do AI-5: os integrantes da equipe de Bolsonaro considerados ‘subversivos’ e ‘infiltrados comunistas’ pela ditadura sábado, 22 de dezembro de 2018

Direito de imagemINSTITUTO DURANGO DUARTE / REPRODUÇÃOEstudantes de teatro pedem eleições diretas na década de 1980, no Rio de Janeiro Ao debater o regime militar (1964-1985), integrantes da equipe de transição e do futuro governo Bolsonaro dizem que a repressão da época – que deixou mais de 400 pessoas mortas e desaparecidas, de acordo com o relatório da Comissão Nacional da Verdade – ocorria no contexto de uma guerra: entre o Estado brasileiro e grupos armados que tentaram impor o…

A extrema direita renasce na Espanha quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Partido Vox conquista cadeiras no Parlamento regional de Andaluzia, marcando o maior êxito eleitoral ultradireitista desde o fim da ditadura do general Francisco Franco, em 1975. Líder do partido ultradireitista Vox Santiago de Abascal (c) e o candidato regional Francisco Serrano (dir.) comemoram êxito eleitoral em Andaluzia A Espanha vive um momento de perplexidade política após o partido ultradireitista Vox surpreender nas eleições regionais na Andaluzia neste domingo (02/12) e conseguir pela primeira vez representação em um Parlamento regional espanhol,…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil