loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

A lista Fachin: por que não descobriram antes? quinta-feira, 13 de abril de 2017

Os nomes vazados do processo de Fachin Os nomes divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo não podem ser verdade. Se for verdade, não deveria ter sido dito. Em sendo verdade e já tendo sido dito, os que disseram podem proclamar uma convulsão social. E se tudo o que está sendo dito for verdade, por que demorou tanto tempo para ser dito? [ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] Como pode um país com quase 30 milhões de desempregados ter esperado…

Crise de legitimidade e o bonapartismo jurídico-policial quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A tentativa de inclusão, pelo Congresso Nacional, de uma nova qualificação do crime de abuso de autoridade, no projeto de lei de iniciativa popular de combate à corrupção, capitaneado pelo Ministério Público e apoiado por Sergio Moro e outros expoentes do Judiciário, inclusive no STF, e o conflito, seguido de “acordão”, em torno do afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, por um lado, confirmaram o protagonismo corporativo do aparato jurídico-policial na conjuntura e, por outro, trouxeram à tona…

Governo soube de delação da Odebrecht antes de divulgação na imprensa terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O presidente Michel Temer e a cúpula de seu governo tiveram conhecimento do teor da delação de Claudio Mello Filho, ex-diretor da Odebrecht, antes mesmo que a informação chegasse à imprensa, que noticiou envolvimento do primeiro escalão do Palácio do Planalto que atingia, inclusive, o chefe do Executivo. Conteúdo de delação circulou nos corredores do Palácio do Planalto dias antes de chegar à imprensa. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo desta segunda-feira (19). [ad…

Joaquim Barbosa: ‘Temer acha que vai se legitimar, mas não vai’ sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Para ex-ministro do STF, impeachment de Dilma levou o país de volta ao passado.“O Brasil deu um passo para trás gigantesco em 2016. As instituições democráticas vinham se fortalecendo de maneira consistente nos últimos 30 anos” O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa acredita que o impeachment foi “uma encenação” que fez o país retroceder a um “passado no qual éramos considerados uma República de Bananas”, e que o governo de Michel Temer pode não chegar ao fim.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]…

A corrupção, a cadeia e o espetáculo terça-feira, 22 de novembro de 2016

Há diferença entre os ex-governadores do Rio de Janeiro, presos na última semana, no que se refere ao comportamento psicológico com uma prisão. Os erros do ex-governador Anthony Garotinho foram muitos, sim, mas não justificavam que ele fosse colocado sob a marca de crime da corrupção. Analisemos o patrimônio visível da família de Garotinho. Os filhos do secretário de Campos vivem em condição socioeconômica relativamente mediana.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”] Não são proprietários de fazenda, não têm carros maravilhosos,…

Endividamento chinês e crise mundial preocupam economistas segunda-feira, 17 de outubro de 2016

“Se a China despencar, não passaremos ilesos”, alerta especialista. A China vem acumulando desequilíbrios financeiros e uma dívida crescente que podem se traduzir em um novo choque financeiro global. O endividamento chinês no final de 2015 já correspondia a cerca de 255% do PIB, um acréscimo de 107% nos últimos oito anos. Com uma carteira de empréstimos de US$ 28 trilhões, uma crise do setor financeiro chinês teria consequências globais. O economista da Simplific Pavarini e professor de economia do…

A crise no Rio, os porcalhões responsáveis e os guardanapos domingo, 19 de junho de 2016

Os responsáveis pela crise no Rio de Janeiro, que fez com que o governador em exercício decretasse estado de calamidade pública – o que já repercute na imprensa internacional -, são aqueles porcalhões que se sujaram dos pés à cabeça em uma festa milhardária no exterior, e tiveram que lavar a cabeça com guardanapo, enquanto riam e gargalhavam do sofrimento do povo fluminense. Em entrevista, o governador destacou que se o Estado do Rio de Janeiro fosse uma empresa, iria ser…

Tempestade perfeita: podemos estar caminhando para uma nova crise global? terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Não faz nem uma década que as bolsas em todo o mundo desabaram com o anúncio da quebra do banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos, e já há quem sinta as vibrações de um novo terremoto financeiro de proporções globais. Sobre a freada da economia da China, George Soros diz que o país ‘tem um grande problema de adaptação’ – Image copyright Reuters Não faz nem uma década que as bolsas em todo o mundo desabaram com o anúncio da quebra do…

Economia: Bancos europeus e desempenho asiático alarmam mercados mundiais segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Ásia e Europa estão no foco das atenções do mercado financeiro mundial. A desaceleração do crescimento da China, a desvalorização das bolsas asiáticas e a saúde econômica dos bancos europeus inquietam investidores ao redor do mundo. Em 2015, o PIB da China cresceu 6,9%, o pior crescimento desde 1990. A desaceleração preocupa mercados no mundo todo. Professor dos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Rochling acredita que a economia mundial passa por um período de turbulência. “O pano de…

Dona Regina continua voando, “apesar da crise” sábado, 30 de janeiro de 2016

A Folha divulgou o levantamento que a Agência Nacional de Aviação Civil) com o balanço do movimento do transporte aéreo. De novo, um recorde de passageiros. As companhias aéreas transportaram 105,3 milhões de pessoas (97,9 milhões no mercado doméstico e 7,3 milhões no internacional). No ano da Copa e tudo, foram 102,2 milhões, 95,9 milhões em voos dentro do Brasil. A elite pode continuar a torcer o nariz, o povão não vai mais deixar de andar de avião. Vai até “piorar”, segundo o…

A concentração da riqueza e a iminência da convulsão social terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Estudos da ONG britânica Oxfam apontavam que, há cinco anos, a riqueza de 388 pessoas era equiparada com a quantidade de capital que a metade mais pobre da população mundial possuía. Hoje, este número caiu para 62 pessoas. Neste grupo de 62 pessoas que possuem riqueza equivalente ao que possui a metade mais pobre da população mundial, estão dois brasileiros. Todos os dois ganharam dinheiro nesses últimos cinco anos especulando no mercado financeiro. Um deles tinha uma casa de câmbio medíocre em…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil