loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

É possível transformar o Brasil em um grande país, mas só se o povo deixar de ser encarado como um problema sábado, 3 de novembro de 2018

Os valores do mundo atual, sob o domínio do capital financeiro, são os opostos. E a combinação nociva de insegurança econômica junto com a falta de oportunidade é a receita perfeita para a corrupção e crime – como fica evidente na realidade brasileira. Direito de imagemEDUARDO MARTINO Um pouco mais de três anos atrás, iniciei esta série de colunas com uma homenagem à tolerância brasileira. Agora, despeço-me deste espaço com a fé um pouco abalada. Felizmente, num nível pessoal, as…

O que Max Weber quis dizer com o ‘espírito do capitalismo’? terça-feira, 18 de setembro de 2018

O famoso texto de Max Weber “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1905) é certamente um dos mais mal-compreendidos trabalhos canônicos que é regularmente ensinado, mutilado e reverenciado em universidades mundo afora. Não quero dizer com isso que professores e estudantes são burros, mas que se trata de um texto excepcionalmente compacto que cobre um assunto muito amplo, escrito por um intelectual completo em sua melhor forma. Ele ficaria perplexo de saber que seu texto estava sendo usado…

Economia: Pouco se aprendeu com a crise de 2008 segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Velhas teorias ainda estão em uso, e colaboração entre mercados financeiros e economia real continua ineficiente – o que significa que uma crise ainda maior pode acontecer, afirma o economista Thomas Straubhaar.     Lembro-me do dia 15 de setembro de 2008 como se fosse hoje. Era uma segunda-feira. No fim de semana, o então secretário americano do Tesouro, Henry Paulson, o presidente do Fed, Ben Bernanke, e grandes nomes de Wall Street haviam tentado em vão encontrar um comprador para o banco…

Fazenda de café certificada pela Starbucks é flagrada com trabalho escravo sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ação resgatou 18 trabalhadores de propriedade mineira que tinha dois dos mais importantes selos de boas práticas do mundo. Embora sua certificadora tenha aprovado a fazenda, #Starbucks nega ter comprado o produto   Quem chega à fazenda Córrego das Almas, em Piumhi, no interior de Minas Gerais, imagina que está diante de uma propriedade modelo. “Não é permitido trabalho escravo ou forçado”, diz uma placa, das várias que ostentam certificações internacionais – entre elas, uma ligada à norte-americana Starbucks. Nas plantações de café, porém,…

A Farsa do Voto quarta-feira, 23 de maio de 2018

O objetivo deste texto é discutir a relação entre a democracia representativa burguesa, voto nulo e transformação social. Primeiramente discutiremos a questão do voto – já que este é, na sua expressão jurídica, o elemento central da democracia burguesa – e a possibilidade deste ser um meio de proporcionar mudanças na sociedade; analisaremos que mudanças são estas que podem ser provocadas através do voto; posteriormente expressaremos o que entendemos por transformação social, e finalizaremos com a análise da relação entre…

Economia; O ano de privações de dona Idalina sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Nem Dilma nem Temer: Moradora da Zona Sul de São Paulo sustenta seis filhos, cinco netos e um bisneto com Bolsa Família Idalinda Gomes, 58 anos, com três netos que cria em um barraco no Jardim Monte Verde, Zona Sul de São Paulo FERNANDO CAVALCANTI Idalina Gomes acorda cedo, no Jardim Monte Verde, Zona Sul de São Paulo, para alimentar quase 50 galinhas que cria na beirada da represa Billings. Um ano depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a mulher de…

Só dói quando eu rio terça-feira, 23 de maio de 2017

O que dá pra rir dá pra chorar ou; Meu ofício é incomodar [ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]

E viva a farofa do capitalismo anárquico. quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Eu só não concordo 100% é com essa estória de direita X esquerda Esse paradigma, posto e martelado diuturnamente pela “grande mídia” da dicotomia conservadores X liberais, esquerda X direita, já está ultrapassado de há muito. A realidade agora é liberertários X globalistas. Os libertários não são liberais. Os libertários defendem os direitos individuais, e a liberdade individual (liberty); e defedem os princípios pregados pelos pais fundadores dos EUA, que criaram a Constituição americana que é toda baseada nas liberdades…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil