loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Febre do lítio: avanço global do ‘petróleo branco’ é estratégica para América Latina quarta-feira, 27 de abril de 2016

Em meio à nuvem negra que paira sobre a indústria de mineração global, há um ponto brilhante e esperançoso: o lítio. O interesse pelo lítio é tal que um banco de investimentos o apelidou de “o novo petróleo” – Image copyright AFP Este ano parece ser chave para a decolagem da produção desse metal, indispensável para o funcionamento de muitas baterias de carros elétricos e outros dispositivos de alta tecnologia, incluindo iPhones. Por isso, enquanto os produtores de petróleo lamentam seus infortúnios…

América Latina vive o fim da era dourada da esquerda no poder segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A derrota de Evo Morales no referendo boliviano, a quem muitos viam como o último moicano da esquerda bolivariana, marca uma mudança de ciclo evidente na América Latina, que começou com a vitória de Mauricio Macri na Argentina. Maduro conversa com Morales e Correa, em uma reunião na Bolívia. Fot: Jorge Abrego/efe MAIS INFORMAÇÕES PF investiga se o presidente do Peru, Ollanta Humala, recebeu propina da Odebrecht Evo Morales atribui sua derrota à “guerra suja” e às redes sociais Lava Jato…

Como o segundo maior lago da Bolívia desapareceu? domingo, 27 de dezembro de 2015

“Temos um lago que desapareceu, agora é pampa; um deserto onde não se pode semear nada, nem produzir; não há nada, muito menos vida.” O lago Poopó virou um deserto Com essas palavras, o dirigente camponês Valerio Rojas descreveu à agência de notícias Efe a situação do lago Poopó, o segundo maior da Bolívia, atrás do Titicaca. O lago de água salgada, localizado no departamento de Oruro, que faz fronteira com o Chile, tinha uma extensão de 2.337 quilômetros quadrados….

Criticada no passado por estatizações, Bolívia arranca elogios por expansão e estabilidade quinta-feira, 10 de abril de 2014

Políticas sociais adotadas no governo de Evo Morales triplicaram renda e reduziram desigualdade “Sem o FMI, estamos melhor”. A declaração do presidente boliviano, Evo Morales, durante a abertura de uma conferência internacional sobre os direitos indígenas na última segunda-feira, em Santa Cruz de la Sierra, foi apenas sua mais recente crítica ao Fundo Monetário Internacional. Em fevereiro, ele disse que a instituição deveria ressarcir os danos que causou ao longo de 20 anos de políticas neoliberais na América Latina. As…

Narcotráfico: documento do Itamaraty confirma acusação de Serra à Bolívia segunda-feira, 31 de maio de 2010

Documento do Itamaraty enviado à Câmara dos Deputados mostra que o aumento da oferta de cocaína no Brasil é consequencia do crescimento da produção durante o governo de Evo Morales. A Bolívia, segundo o relatório, ao mesmo tempo que aumenta a repressão ao tráfico, paradoxalmente, estimula a produção de folha de coca. Documentos oficiais produzidos pelo governo durante a gestão do presidente Lula reforçam a acusação de José Serra (PSDB) contra o governo da Bolívia. O pré-candidato acusou o governo…

Eleições 2010: Marina Silva, Serra, cocaína e Bolívia segunda-feira, 31 de maio de 2010

Evo Morales, sabe-se lá por quais razões, ao romper com a DEA — sigla em inglês para Departamento Anti-Drogas dos Estados Unidos — , Lula protestou contra as sanções impostas pelos USA à Bolívia. Frise-se que além do Brasil ficaram ao lado de Evo Morales, Venezuela, até aí nenhuma surpresa e, pasmem a Espanha. Esse é o tipo de apoio que deixa o mundo perplexo, pois o combate às drogas é uma unanimidade global, independente de cores ideológica. Com esse…

Evo Morales se afasta de Hugo Cháves sábado, 6 de fevereiro de 2010

“Um Estado forte o bastante para dar tudo o que você precisa também é forte o bastante para tirar tudo o que você tem” (Lyndon B. Johnson) Nem um outro maluquete como o Evo Morales – que não vê a uva nem o ovo – , aguentou a convivência destrambelhada do caudilhesco doidivanas do Caribe. A real inovação do bolivarianismo é que a exemplo de técnicas usadas por marqueteiros, eles descobriram uma maneira de apodrecer democracias jovens por dentro. Uma…

Hugo Cháves quer implantar escuta telefônica oficial. O Big Brother Bolivariano domingo, 28 de junho de 2009

E lá vem o doidivanas das Caraíbas, estendendo o braço do seu (dele) viés caudilhesco. Não satisfeito com as pirotecnias e demais artifícios pseudo democráticos utilizados para engessar a oposição na Venezuela, o bananeiro presidente quer bisbilhotar as conversas telefônicas de todos os que ousarem falar em liberdade. O cudilho quer implantar o BBB – Big Brother Bolivariano. Argh! Contra a censura! Sempre! O editor Ditadura – Chávez abre caminho para oficializar escuta telefônica A Assembleia Nacional venezuelana aprovou em…

O Brasil, o FMI… E o povo? sexta-feira, 12 de junho de 2009

Clique para ampliar Depois de fazer 17 acordos para a tomada de empréstimos e até de aplicar pelo menos dois calotes, o Brasil agora vai ao FMI (Fundo Monetário Internacional) para investir. Aplicará US$ 10 bilhões, equivalentes a 5% das reservas nacionais, hoje situadas em US$ 200 bilhões. Numa leitura simplista, isso poderia levar à ufanista impressão de que o país venceu suas dificuldades e está investindo seus excedentes no banco onde no passado costumava tomar emprestado. Excelente figura para…

Evo Morales e greve de fome sábado, 11 de abril de 2009

Caro presidente Bolivariano. Seja um vencedor! Não desista! Convoque os “hermanos” Cháves e o Correa do Equador, além do “doidin” “Kim qualquer coisa da Coréia” e do zumbí Fidel Castro, todos especialistas em matar o povo de fome, para que lhe sejam solidários fazendo também, eles, greve de fome. Estaremos torcendo por vocês até a morte, ops, até a vitória final! “Vou manter o jejum. É um pedido clamoroso do povo”. Presidente da Bolívia, Evo Morales, em greve de fome…

Freio de arrumação na América Latina sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Está o presidente Lula sendo aconselhado a aproveitar a reunião dos 34 presidentes e chefes de governo dos países da América Latina, em dezembro, em Salvador, para dar um freio de arrumação capaz de conter a agressividade de alguns de nossos “hermanos”. Não seria um ato hostil, muito pelo contrário. Outra vez o Brasil abriria os braços para o entendimento fraterno com nossos vizinhos próximos ou afastados, mas deixando claro estar o País preparado para usar as pernas, podendo dar…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil