loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Economia: O temor de uma recessão global prolongada sábado, 26 de março de 2016

Larry Summers, secretário do Tesouro de William Clinton, fez pouco amigos na vida. <=Larry Summers / Foto Wikimedia / CC Quando ocupava aquele cargo, teve um papel decisivo na revogação da Lei Glass-Steagall, que em 1933 estabeleceu reformas bancárias para controlar a especulação, com a separação entre bancos de depósito e bancos de investimento. A abolição dessa lei liberou uma enxurrada de dinheiro que deu origem ao atual sistema financeiro. Summers também foi economista-chefe do Banco Mundial, de onde saiu…

Crônicas da modernidade – A arte de negociar. sábado, 5 de dezembro de 2015

PAI – Filho, escolhi uma ótima moça para você casar. FILHO – Pai, prefiro eu mesmo escolher esposa. PAI – Meu filho, ela é filha do Bill Gates. FILHO – Opa… Neste caso eu aceito. Então o pai negociador vai até o Bill Gates. PAI – Bill, eu tenho o marido ideal para a sua filha. BILL GATES – Mas a minha filha é muito jovem para se casar. PAI – Mas esse jovem é vice-presidente do Bco Mundial. BILL…

Relatório do Banco Mundial afirma que Brasil praticamente conseguiu erradicar a extrema pobreza domingo, 26 de abril de 2015

“De 1990 a 2009, cerca de 60% dos brasileiros passaram a um nível de renda maior. Ao todo, 25 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema ou moderada”, afirma o documento. Em 20 anos, cerca de 60% dos brasileiros passaram a ter um nível de renda maior. “Quando eu era jovem, os pobres não tinham nenhuma oportunidade. Hoje, acho que o Brasil está menos desigual. Dois dos meus netos, por exemplo, conseguiram fazer faculdade e agora estão formados”, conta a…

Analista diz que Alemanha planeja secretamente participar do BRICS terça-feira, 17 de março de 2015

A ideia seria detonar cada vez mais o Dólar entrando para o BRICS; EUA temem que a potência da Europa entre para o grupo O analista financeiro Jim Willie sensacionalmente afirma que a Alemanha está se preparando para abandonar o sistema unipolar apoiado pela NATO e os EUA em favor de unir as nações BRICS, e que é por isso que a NSA foi pego espionando Angela Merkel e outros líderes alemães. Em entrevista à dos EUA Watchdog Greg Hunter,…

Apenas África do Sul fica atrás do Brasil em termos de desigualdade sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Brasil é segundo país mais desigual do G20 e um dos países onde o combate à pobreza foi mais eficaz nos últimos anos, aponta estudo O Brasil é o segundo país com maior desigualdade do G20, de acordo com um estudo realizado nos países que compõem o grupo. De acordo com a pesquisa “Deixados para trás pelo G20″, realizada pela Oxfam – entidade de combate à pobreza e a injustiça social presente em 92 países -, apenas a África do…

Classe média e meio ambiente quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Não é de hoje que o Banco Mundial (Bird) e o Brasil são parceiros. Desde 1949 o banco trabalha com o país, já tendo financiado US$ 44,8 bilhões para projetos governamentais de desenvolvimento econômico e social. Sua meta básica sempre foi reduzir a pobreza por meio de assistência técnica e financeira, com um objetivo: o de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nem por isso escapou de erros homéricos, cometidos com a melhor das intenções. Um exemplo? Ter apoiado…

Roberto Setúbal, presidente do Banco Itaú, afirma que Brasil não precisa de reformas para crescer domingo, 24 de outubro de 2010

Banqueiro avalia que ritmo atual do PIB pode ser mantido apenas com mudanças pontuais O Brasil não precisa de reformas, ou, ao menos, essas não são prioritárias para sustentar o elevado crescimento econômico de 2010 pelos próximos anos. Melhor ainda: com pequenas alterações tópicas, como microrreformas setoriais, o país pode manter o ritmo de 7% de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) por “um bom tempo”. A avaliação não é de um integrante do governo, ou mesmo de um economista…

Everardo Maciel, logo quem, critica a insegurança do fisco e do contribuinte sábado, 11 de setembro de 2010

Everardo Maciel, como todo sofista da era FHC, é adepto do esqueçam o que fiz, escrevi, falei… Como secretário da Receita Federal foi responsável pela adoção de normas legais que aumentavam o poder do fisco contra o indefeso contribuinte. Entre outras a quebra administrativa de sigilo bancário, administrativa de bens ainda durante a discussão extrajudicial, a presunção da sonegação, aqui uma curiosa inversão do princípio do ônus da prova. Agora, aquele que contribuiu para a gula normativa e arrecadatória do…

Serviço que mostra dados públicos em forma gráfica estreia no Google Labs terça-feira, 9 de março de 2010

Empresa reuniu 13 bancos de dados públicos para oferecer visualização de indicadores como educação, economia e salários, entre outros. [ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]O Google Labs, serviço que reúne as iniciativas online em teste no Google, acaba de abrir o acesso dos internautas a mais uma experiência: o Google Public Data Explorer. Divulgado nesta segunda-feira (8/3) por meio do blog da empresa, o Public Data Explorer é uma ferramenta de visualização dos dados públicos armazenados pelo Google – mais precisamente,…

Terremoto do Haiti: ajuda humanitária converteu-se em projeto de poder terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Reginaldo Nasser: professor de relações internacionais da PUC-SP: Auxílio internacional como o que está em ação no Haiti é cada vez mais ‘militarizado’ e estratégico, diz professor Por trás do sincero discurso de ajuda às vítimas da tragédia haitiana, há um jogo de interesses nacionais cada vez mais explícito, afirma ao Estado o professor de relações internacionais da PUC-SP Reginaldo Nasser. Foi assim na ajuda aos países afetados pelo tsunami de 2004 ou pelo furacão Mitch, de 1998. “Com a ajuda…

“El País”: Obama quer Lula como o próximo presidente do Banco Mundial quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fonte Blog de Valéria Maniero – O Globo e Extra O presidente americano Barack Obama quer que Lula seja o próximo presidente do Banco Mundial, segundo reportagem publicada hoje pelo jornal “El País”. De acordo com a matéria, Obama tem interesse de que o Banco Mundial, depois da crise financeira atual, tenha uma estrutura voltada para as políticas sociais, preocupada com os países mais pobres do planeta. “Por isso, teria proposto ao presidente brasileiro, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da…

Gastar ou poupar: eis a questão terça-feira, 25 de novembro de 2008

A crise financeira, consequência, prevista, do mantra liberalista do Estado mínimo, ainda não mostrou a força do tsunami que irá provocar. Alguns beócios da economia, talvez por interesses, digamos, derivativos, apregoam que o pior já passou. Não é bem assim. Na análise da crise mundial, Eça de Queiroz, certamente, escalaria o Conselheiro Acácio para confirmar o óbvio: a crise financeira global trará conseqüências negativas para todos. Ela é fruto dos excessos. Quem come e bebe além da conta, o resultado…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil