loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Venezuela: por que a falta de água é mais grave e perigosa do que os apagões sábado, 6 de abril de 2019

Direito de imagemGETTY IMAGES  Protestos se multiplicaram na Venezuela por causa de interrupções nos serviços de água e luz Desde o primeiro grande apagão de uma série que afetou a Venezuela, há quatro semanas, até a última terça-feira, o edifício onde mora Cláudia* só recebeu água por um total de três horas. As diversas interrupções no serviço energético registradas desde 7 de março tiveram um efeito devastador no fornecimento. E, segundo os especialistas, também poderiam causar uma catástrofe sanitária. Cláudia,…

Brasil só perde para Cuba na lista de países da América Latina que mais pagam impostos terça-feira, 26 de março de 2019

A carga tributária brasileira chegou a 32,4% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017, segundo dados da Receita Federal. Na comparação com 2016, a carga teve uma leve alta de aproximadamente 0,2 ponto percentual, puxada, principalmente, pelo aumento dos impostos sobre combustíveis. Brasil tem carga tributária no patamar de países desenvolvidos, que devolvem os impostos à sociedade na forma de serviços de maior qualidade Em Cuba, país da América Latina onde os cidadãos mais pagam impostos em comparação ao PIB,…

Como a Escola de Chicago transformou país latino-americano em laboratório do neoliberalismo domingo, 24 de março de 2019

Política econômica implementada pelo governo militar segue causando polêmica no Chile O golpe de Estado que depôs o presidente socialista Salvador Allende em 1973 e iniciou o governo do general Augusto Pinochet marcou um ponto de inflexão na economia chilena. No lugar do Estado de bem-estar social e regulador, foi ganhando força um projeto macroeconômico de viés desestatizante, liderado por grupo de jovens economistas apelidados jocosamente de “Chicago Boys”. Nesta guinada neoliberal sob Pinochet, conviviam relativas liberdades econômicas e repressão violenta a…

Crise na Venezuela: Quais são os interesses da China no país latino-americano? sábado, 9 de março de 2019

A relação entre Xi e Maduro remonta à época de Chávez, quando o atual presidente venezuelano era titular da pasta de Relações Exteriores Mesmo a milhares de quilômetros de distância, a China não perde de vista o que está acontecendo na Venezuela. Ao lado da Rússia e Turquia, o país asiático tem sido um dos maiores defensores de Nicolás Maduro na crise política, social e econômica que se agravou depois que o líder da oposição Juan Guaidó se autoproclamou presidente interino da Venezuela….

Venezuela; a caminho de ser uma nova Síria? quinta-feira, 7 de março de 2019

Apoiadores do líder da oposição venezuelana Juan Guaido passam para o lado colombiano da Ponte Internacional Francisco de Paula em Cucuta, durante confrontos com as forças de segurança venezuelanas em Urena, Venezuela, em 25 de fevereiro de 2019. Foto: Raul Arboleda/AFP/Getty Images HUGO CHÁVEZ PRESIDIU a Venezuela entre 1999 e 2013, tornando-se provavelmente o líder latino-americano mais icônico desde Fidel Castro. Ao chegar ao poder, em 1999, Chávez prometia não só reverter o movimento de privatizações sugeridas pelo Consenso de Washington, mas instaurar…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil