loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

O Projeto de Lei do Veneno: Um aborto a cada quatro grávidas sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Laudo do ultrassom que constatou a morte do bebê. ‘A principal consequência é a atrofia de alguns órgãos’, diz o médico. Imagem: Reprodução A cidade em que o agrotóxico glifosato contamina o leite materno e mata até quem ainda nem nasceu  O FILHO DE MARIA Félix, de 21 anos, resistiu pouco mais de seis meses de gestação. Morreu ainda no ventre, com apenas 322 gramas. A causa do aborto, que aconteceu com 25 semanas de gravidez, foi má formação: o bebê…

Agrotóxico mais usado no mundo está ajudando a exterminar abelhas sexta-feira, 28 de setembro de 2018

(FOTO: CREATIVE COMMONS / ROSTICHEAP) Segundo estudo, o glifosato, princípio ativo do Roundup da Monsanto, afeta o microbioma intestinal das abelhas e as deixa vulneráveis à infecções Quando se fala em agrotóxico, na maior parte do tempo estamos tratando de glifosato, o herbicida mais usado no Brasil e no Mundo. Utilizado em 90% das lavouras de soja, alvo de diversas polêmicas e contestações de médicos à ambientalistas, mas fundamental para o agronegócio, está associado à morte das abelhas. O N-(fosfonometil)glicina, princípio…

Abelhas-robôs russas surgem como promessa para salvar plantações quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Uma grande quantidade de nossos alimentos, incluindo amêndoas e tomates, devem ser polinizados por abelhas para crescer.  Legion Media  Com o declínio acentuado na quantidade de insetos, cientistas estão criando polinizadores robóticos como substituto viável. As abelhas enfrentam grave ameaça à sua existência na vida selvagem, e, hoje em dia, a maioria dos agricultores têm que comprar ou alugar colônias, contribuindo, assim, para um aumento nos preços de alimentos. Segundo a Bee Informed Partnership, só nos EUA, os apicultores locais…

De envenenamento a desorientação durante o voo, como os agrotóxicos afetam pássaros e abelhas terça-feira, 21 de agosto de 2018

Estudo afirma que dois tipos de inseticidas usados no Brasil envenenam aves como o tico-tico de coroa branca Direito de imagemGETTY IMAGES Estudos internacionais recentes vêm reforçando os argumentos de ambientalistas de que o uso de agrotóxicos causa danos à fauna das regiões onde estão as lavouras – às vezes, de longo prazo. Um deles, divulgado na revista científica Nature, avaliou o impacto dos inseticidas imidacloprido (neonicotinoide) e clorpirifós (organofosforado), ambos usados no Brasil, em aves canoras (pássaros que têm a capacidade de cantar) que se…

Médicos e MPF tentam barrar lei ruralista sobre agrotóxicos apelidada de “pacote de veneno” sábado, 19 de maio de 2018

Projeto em discussão na Câmara pode acelerar registro de “defensivos agrícolas” e diminuir poder de órgãos de saúde e meio ambiente Plantação de soja em Goiás. TONY OLIVEIRA CNA Uma guerra de narrativas predomina em um debate envolvendo agrotóxicos no Congresso Nacional. De um lado, ruralistas chamam o projeto 6.299/2002 de “Lei do Alimento Mais Seguro”. Do outro, opositores o chamam de “Pacote de Veneno”. Na prática, a proposta elaborada por entidades que representam produtores rurais, com o auxílio da indústria química, tem como…

Agrotóxico e Abelhas sábado, 28 de abril de 2018

UE bane uso de pesticidas nocivos às abelhas Estados-membros concordam em proibir neonicotinoides, que danificam sistema nervoso central de insetos. Usadas na agricultura, substâncias são apontadas como responsáveis por declínio da população de abelhas. As abelhas ajudam a polinizar 90% das principais culturas agrícolas do mundo Os 28 Estados-membros da União Europeia (UE) concordaram, nesta sexta-feira (27/04), em proibir por completo o uso de três substâncias químicas usadas em pesticidas depois que um estudo científico descobriu que elas são prejudiciais às abelhas….

Gilmar Mendes e o Agrotóxico sábado, 10 de fevereiro de 2018

MP ajuíza ação contra Gilmar Mendes por uso descontrolado de agrotóxicos O Ministério Público Estadual do Mato Grosso entrou com duas ações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e seus dois irmãos, por uso descontrolado de agrotóxicos e plantio de organismos geneticamente modificados nas suas fazendas. Foto: Senado Federal/Flickr. O Ministério Público Estadual do Mato Grosso (MPMT) ajuizou duas ações contra Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e seus dois irmãos — Francisco Mendes…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil