loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Tecnologia: Alemanha proíbe transferência de dados entre Whatsapp e Facebook domingo, 2 de outubro de 2016

Órgão regulador determina ainda que informações de usuários já compartilhadas sejam apagadas imediatamente pela empresa americana.Símbolo do Facebook e WhatsApp

O Comissariado de Proteção de Dados da Alemanha proibiu nesta terça-feira (27/09) a transferência de dados dos usuários alemães do aplicativo Whatsapp com o Facebook, além do armazenamento dos mesmos.

Facebook afirma que segue leis europeias e irá recorrer da decisão.

O órgão regulador ordenou ainda que a empresa americana apague as informações já .

Ao justificar a decisão, o comissário Johannes Caspar afirmou que a alteração nos termos de uso e política de privacidade do serviço de mensagens instantâneas viola as leis de proteção de dados da Alemanha.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

O comissário lembrou ainda que, após a compra do Whatsapp há dois anos, o Facebook garantiu aos usuários que as informações não seriam compartilhadas entre eles, e, no entanto, não foi isso o que aconteceu.

Caspar disse que a mudança de posição da empresa é um sinal de que os usuários foram enganados. Caso o Facebook não cumpra a decisão, a rede social pode ser multada.

“A decisão protege os dados de cerca de 35 milhões de usuários do Whatsapp na Alemanha”, disse o comissário Johannes Caspar, acrescentando que a empresa precisa da permissão de cada um deles para compartilhar as informações. “E isso não aconteceu”, ressaltou.

O Facebook afirmou que irá recorrer da decisão e ressaltou que respeita a legislação de proteção de dados da União Europeia (UE). Mas até o fim do processo, a rede social precisa seguir a determinação do órgão regulador. “Estamos abertos para trabalhar com comissariado para responder suas perguntas e esclarecer suas dúvidas”, ressaltou uma porta-voz da empresa.

O comissariado está convencido de que tem grandes chances de ganhar um possível processo. Caspar alegou que, como o Facebook tem um escritório em Hamburgo, a empresa está sujeita à jurisdição da Alemanha.

Mudança em termos de uso

O Whatsapp anunciou no final de agosto uma mudança em seus termos de uso e política de privacidade.

O serviço de mensagens instantâneas disse que passaria a compartilhar com o Facebook o número de telefone de seus usuários, assim como informações sobre a frequência de uso do aplicativo por seus clientes.

Segundo a empresa, essas informações seriam compartilhadas com vários objetivos: melhorar a eficácia propagandista, oferecendo anúncios que sejam mais relevantes, e sugerir pessoas conhecidas aos usuários do Facebook.

O Whatsapp reconheceu que outras empresas pertencentes ao Facebook, como o Instagram, poderiam usar as informações para “atividades diversas”, como sugerir quais contas seguir.

CN/dpa/rtr/afp

Compartilhe a informação:

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# # # # #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil

Gosta do meu blog? Compartilhe a informação :)