loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Reforma Protetstanto, igreja e Estado sábado, 10 de fevereiro de 2018

O domínio absoluto da burguesia sobre o controle do poder do Estado, e da economia, começou quando a reforma protestante – Luthero e Calvin – desmontou o poder da Igreja Católica, reduzindo a quase nada a dominação eclesiástica-religiosa, e da vida. Convém lembrar que à essa época;
1. O Alto Clero: Nobres compravam cargos Interesse econômicos se sobrepunham aos religiosos;
2. Baixo Clero: Analfabetos, despreparados – chegavam a celebrar a missa fingindo que falavam em latim – e vida desregrada;
3. e, comum a todo o Clero: Negligência espiritual com o povo; desobediência ao celibato, e venda de indulgências e relíquias – Simonia.
Terreno fértil para a burguesia plantar e colher safra abundante.
O controle paralelo de um sistema de educação, caro, para a formação de lideranças burguesas e, principalmente na cooptação de ascendente classe média – então economicamente emergente – , acabando com o que Carlyle definiu como “the last of our heroisms”.
Weber, evidentemente, trata disso com uma competência de futurologista.
Ps. Muito ironicamente – em minha interpretação – Luthero escreveu: ” A Paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço”.
Compartilhe a informação:

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil