Primeira Olimpíada para ‘ciborgues’ é anunciada para 2016


Tetraplégicos serão capazes de participar através de um computador conectado ao cérebro


A primeira Cybathlon, uma Olimpíada para atletas ciborgues, acontecerá na Suíça em outubro de 2016.

O evento terá uma corrida em que competidores controlam um avatar através de um computador conectado ao cérebro, e corridas com atletas que usam próteses e exoesqueletos.

Sediada pelo Centro de Pesquisa de Competência Nacional na Suíça, espera-se que a competição aumentará o interesse em tecnologias que intensificam a performance humana.

A corrida que utiliza um computador conectado ao cérebro através de um capacete, foi desenvolvida para competidores tetraplégicos. A ideia é que o atleta controle um avatar que estará competindo em uma corrida virtual.

Haverão também provas para aqueles que usam próteses de braços e pernas, aqueles com exoesqueletos, e uma com cadeira de rodas.


Você pode se interessar também sobre: Tecnologia – Brain storm?



Muitas pessoas podem andar novamente graças a exoesqueletos

Os dispositivos auxiliares usados pelos atletas, que serão conhecidos como pilotos, podem ser aqueles que já estão disponíveis comercialmente ou protótipos de laboratórios de pesquisa.

Haverão duas medalhas para cada competição, uma para o piloto e uma para a empresa que desenvolveu o dispositivo.

Membros biônicos e exoesqueletos estão se tornando mais desenvolvidos tecnicamente, oferecendo àqueles que os usam movimentos mais realistas.


Na competição haverá também uma corrida de cadeira de rodas

Hugh Herr, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mostrou algumas das próteses que sua equipe tem trabalhado na conferência do Ted (Technology, Entertainment and Design), em Vancouver, na semana passada.

Ele está no momento em negociações com profissionais de saúde para tornar os membros biônicos mais amplamente disponíveis para aqueles que necessitam.

Muitas vezes, porém, houve uma desconexão entre a tecnologia e os pacientes, disse Robert Riener, organizador do evento, da Universidade da Suíça.


Pilotos com próteses de braço poderão competir

“Nós queremos incentivar o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos auxiliaries que podem ser utilizados por pacientes no dia a dia”, disse à BBC.

“Algumas das tecnologias atuais parecem muito impressionantes, mas estão muito distantes de serem práticas e fáceis de usar”, acrescentou.

O outro objetivo dos jogos é permitir que pessoas que nunca tiveram a oportunidade possam competir.

“Nós permitimos o uso de tecnologias que foram excluídas das Paraolimpíadas. Ao tornar o evento publico, queremos nos livrar das barreiras entre pacientes, sociedade e a comunidade da tecnologia”, disse Riener.
BBC

Postado na categoria: Tecnologia - Palavras chave: , , , , ,

Leia também:

Aplicativos ajudam usuário a achar celular e tablet após roubo ou perda
Aplicativos ajudam usuário a achar celular e tablet após roubo ou perda

Polícia tem conseguido prender suspeitos com a ajuda de rastreamento. Conheça programas que localizam remotamente os aparelhos. Têm sido frequentes os casos de criminosos encontrados pela polícia com a ajuda...

October 20, 2011, 10:50 am
Aviação - Os Primeiros aviões
Aviação - Os Primeiros aviões

O avião de Horatio Philips A máquina de Horatio Philips tem grande importância na tecnologia aeronáutica. Philips foi o primeiro a pôr em prática as teorias aerodinâmicas que ainda hoje...

February 13, 2015, 10:20 am
Fatos & Fotos - 18/09/2017
Fatos & Fotos - 18/09/2017

"Quantas pessoas que quiseram se suicidar e se contentaram em rasgar a própria fotografia!" Jules Renard ***** Até o "Miguézin" sabia que o "Miguézão" entregaria tudo. Amazônia inclusa no pacote....

September 19, 2017, 11:07 pm
Tecnologia - HD, back up e quebras.
Tecnologia - HD, back up e quebras.

Brasileiro do Google divulga estudo sobre como e porque um HD pifa.Alexandre Barbosa - Agência EstadoVocê anda com seu backup em dia? Deveria, porque os discos rígidos dos computadores (ou...

February 23, 2007, 1:17 pm
Fatos & Fotos - 10/10/2017
Fatos & Fotos - 10/10/2017

Para amenizar a bandalheira à qual estamos submetidos, deixo-vos flores. José Mesquita,2017, Acrílica e gesso acrílico sobre cartão 021 x 029.3 cm - Ref.1704FLW23 ***** Doria usa cinco softwares de 'big...

October 10, 2017, 6:19 pm
Por quanto dinheiro você deixaria de usar sua conta do Facebook?
Por quanto dinheiro você deixaria de usar sua conta do Facebook?

Usuários aceitaram em três experimentos mais de US $ 1.000 em média (875 euros) para desativar a rede social por um ano A marca do Facebook teve um problema de...

January 3, 2019, 9:06 pm