loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

O mundo à beira um “Crash” econômico sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Dow Jones cai 4,15% novamente e arrasta a Bovespa.

Na expectativa da elevação dos juros básicos da economia americana, por parte do FED, o Banco Central Americano, o que tornaria os papéis da dívida pública americana mais rentáveis e seguros que os mercados da bolsa de valores, as bolsas do mundo desabam e já há a previsão de fuga de capitais. A situação afeta diretamente o Brasil e o restante do mundo, incluindo bancos e governos, que tomam empréstimos no mercado internacional.

A elevação da taxa americana influenciaria o custo do crédito no mundo todo. Além disso, a retirada dos capitais dos mercados considerados mais especulativos, como é o caso do Brasil, poderá ter forte impacto nas economias locais. Com a possível fuga de capitais, o dólar se elevaria, demandando o uso das reservas cambiais que a era Lula e Dilma demoraram 13 anos para acumular. Mesmo que as reservas suavizem o impacto, a inflação seria fortemente pressionada para cima.

Na outra ponta, na tentativa de manter o mercado brasileiro mais vantajoso que os títulos do governo americano, o Banco Central brasileiro poderá elevar a taxa Selic no Brasil, o que tornaria o mercado brasileiro interno menos dinâmico, reduzindo o consumo interno, devido ao custo do crédito. O resultado seria mais recessão, menos crescimento e mais pobreza, nesse modelo econômico implementado pelo golpe. Fora, a possibilidade de derrocada total do mercado financeiro internacional, por alguma bolha que ainda não detectamos.

Compartilhe a informação:

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil