1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

João Nogueira Jucá: Um herói cearense

Santinho da missa de sétimo dia de João Nogueira Jucá, estudante que se tornou herói ao salvar vidas em incêndio ocorrido na Casa de Saúde César Cals, em 11 de agosto de 1959.setimo-dia-joao-nogueira-jucaincendioheroifortalezamaternidade-cesar-calscearablog-do-mesquita

João Nogueira Jucá, na época com 17 anos, voltava de uma aula de halterofilismo quando passou próximo à Casa de Saúde César Cals e percebeu um incêndio causado pela explosão de um depósito de éter.

O estudante enfrentou o incêndio e tirou o maior número possível de paciente do interior do prédio. Quando estava dentro do hospital retirando mais uma vítima, João Nogueira foi atingido pela explosão de um tubo de éter.

Após 11 dias internado, João Nogueira faleceu juntamente com mais 25 pessoas no incêndio.

Por seu ato de bravura, João Nogueira já foi homenageado várias vezes.

Tornou-se 1º bombeiro honorário do Corpo de Bombeiros do Ceará; membro honorário da Associação dos Ex-alunos do Colégio São João; e patrono da campanha contra a pena de morte no Ceará.

Na praça da Lagoinha há um busto em sua homenagem.

m 2001, o auditório do Colégio Odilon Braveza (sucessor do Colégio São João) recebeu o nome do jovem herói e, em 2002, foi inaugurada a Escola Estadual João Nogueira Jucá.

Termos: , , , , , ,
Trackback

Nenhum Comentário até o momento. Faça o seu também!

Preencha os dados abaixo e faça seu comentário!

Você deve está Logado para comentar.