1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...

Infecções urinárias – Causas e consequências

A infecção urinária surge quando há um crescimento anormal de bactérias no trato urinário.

É mais comum em mulheres – estima-se que 35% do sexo feminino terá uma crise ao menos uma vez na vida – e poucas levam a complicações como a que causou a morte da modelo capixaba Mariana Bridi.

O urologista especialista em infecções urinárias Luis Augusto Seabra Rios, membro da Sociedade Brasileira de Urologia e professor da Universidade Federal de São Paulo, explica como surge e qual o tratamento do distúrbio.

Quem está mais suscetível a infecções urinárias?

ilustrando-infeccao-urinariaA doença é mais comum em mulheres sexualmente ativas, mas também pode acontecer em crianças e idosos. Diabéticos também têm mais risco.

Na infância, a infecção urinária merece atenção especial, já que pode indicar uma má formação de certos órgãos.

O que é uma infecção urinária e por que ela é mais comum em mulheres sexualmente ativas?

A infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível, e não se pode contrair a infecção de alguém. Durante o sexo, a uretra da mulher encurta e abre mecanicamente.

Neste processo, bactérias da flora intestinal podem passar para esta região. A infecção urinária acontece quando há uma falha na defesa da bexiga, que não consegue se proteger das bactérias do próprio organismo. A infecção urinária leve também costuma ser chamada de ‘cistite de lua-de-mel’.

Existem tipos diferentes de infecções urinárias?

Sim. Elas podem ser causadas por bactérias diferentes, e também podem atingir regiões diferentes do sistema urinário. Em mulheres, ela costuma atingir a bexiga (cistite) e os rins (pielonefrite). Nos homens, ela pode acometer a próstata, os testículos e os rins.

Quais os sintomas da infecção urinária?

Dor na bexiga, sensação de queimação ou ardência ao urinar, vontade urgente e dificuldade de urinar ou sangue na urina costumam ser os principais sintomas da cistite, a infecção mais simples. Já a dor na lombar, um mal-estar geral, febre e mudanças na cor e no odor da urina são sinais de pielonefrite, a infecção urinária mais grave. Nestes casos, não hesite em procurar um hospital. Algumas pessoas podem ter pouca sensibilidade no trato urinário e não sentir os sintomas iniciais.

Como é o tratamento?

As infecções urinárias são tratadas com antibióticos. Em 80% dos casos, estas infecções podem melhorar sozinhas.O ideal é consultar um médico assim que surgirem os primeiros sintomas, fazer um teste de urina, detectar o tipo de bactéria e tomar o antibiótico de acordo com o caso.

Antibióticos Amoxicilina

Em que casos é necessária a internação?

Se as bactérias tiverem se espalhado além da bexiga, geralmente o médico costuma exigir a internação, já que complicações podem surgir em 20% dos casos, principalmente se a infecção chegou aos rins. O paciente costuma ficar cerca de 48 horas internado, recebendo antibiótico pela veia, e depois da alta continua o tratamento adequado em casa.

Há como prevenir?

Algumas medidas podem ajudar a diminuir as crises, principalmente em quem costuma ter cistites recorrentes. Beber bastante líquido ao longo do dia, não segurar a urina por muito tempo, usar calcinhas ou cuecas de algodão e evitar roupas apertadas são as principais recomendações dos médicos. Nas cistites causadas pelas relações sexuais, alguns médicos sugerem urinar logo após o sexo, evitar a penetração até que a vagina esteja bem lubrificada e manter uma boa higiene, principalmente se houver sexo anal.

do OGlobo

Termos: , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Trackback

181 Comentários até o momento. Faça o seu também!

  1. por ivncrivel que pareça me acotece isso tanmbem tem infecção urinaria frequentimente mas ja tem 2 meses que nâo sinto porque tomei uro-vaxom e monuril e graça a deus não sentir mais nada

  2. se pega no sexo infequiçao urinaria

  3. Olá, tenho infecção urinaria constantemente, e gostaria de saber o que posso fazer para aliviar a dor e a ardencia.

  4. olá,a três anos eu sofro com uma infeçção de urina, sinto muita dor na bexiga e na lombar,não consigo mais ter relações com o meu marido não sei mais o que fazer,já fui em varios ginecologistas mas só me passão remedios que não resouve nem mais tira as dores.
    Me ajuda.

  5. Boa tarde..

    Bom pra começo eu sentia um ardor ao urina , fiz exames não deu nada tudo normal mais o medico passou um remédio que deixa a urina laranja durante umas semanas, certo dai não senti mais dor alguma ao urinar , mais quando eu ejaculava bem no fim tinha um ardor sem incomodo, dai tomei o Cystex , mais dai sem dor alguma ao urinar mais quando ejaculo e sempre sinto , oque pode ser?
    desde já grato…

  6. Eu tenho vivido com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido, descobri que estávamos ambos HIV +. Tínhamos tentar de todas as maneiras de viver nossas vidas, apesar desta coisa em nosso corpo não até que me deparei com este poderoso herbalista que interpretou que ele tinha a cure.At primeiro, ficamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e em poucas semanas depois de seguir o devido processo desta fitoterapeuta, fomos para um teste de como ele nos disse também fomos surpreendidos com a felicidade quando recebi o resultado na clínica. A taxa de vírus em nosso corpo caiu e em mais algumas semanas Estávamos totalmente cured.We também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado Se você quer saber sobre o fitoterapeuta chamá-lo em +234 **** **** * **** ou e-mail: her************. Deus te abençoe.

  7. Olá,
    Eu tenho 15 anos e iniciei minha vida sexual a 8 meses, faz uma semana que estou com infecção urinária, e dois dias que estou tomando um remédio (cloridrato de ciprofloxacino, 2 comp por dia) no primeiro dia já percebi resultados, não sinto mais aquela vontade de ir ao banheiro toda hora, nem ardência, nem dor, nem nada. O médico me orientou tomar por 10 dias, e como disse ainda estou no segundo. Li os comentários a cima e vi que isso pode voltar constantemente, ainda mais pra quem tem vida sexual ativa, e estou meio preocupada, agora que tive uma vez irei ter sempre ou á chance de eu nunca mais ter? E outra pergunta, quem está sobre esses remédios e com este tipo de infecção, e aconselhável que não faça sexo até o fim do tratamento? Responda minhas questões por favor.
    Grata!

  8. Tatiana Batista em 29 de agosto de 2014 às 17:57

    Minha filha de 2 anos e 9 meses está com infecção urinária causada por E. coli pela segunda vez em 2 meses. Na primeira vez descubrimos porque ela teve febre alta. Na segunda descubrimos devido aos exames de rotinas. Já foi feito o US. do sistema urinnário dela e descartada a má formação. Eu a lavo todas as vezes que ela faz coco e sua roupa intima é lavada separadamente e passada a ferro. Além disso ela bebe muita água e faz xixi nas horas certas. O que pode estar acontecendo? Tem algo a mais que eu possa fazer para previnir?
    Obrigada

  9. Olá eu tenho 16 anos e sentia muita dor ao urinar e fui fazer o exame e deu uma infecção muito grave,a doutora passou antibiotico pra tomar e depois do tratamento ela sugeriu um ginecologista,e nescessario ir ?

  10. Olá mim indetifiquei com alguns casos, vou conta meu caso:quando iniciei minha vida sexual tive infecção urinária, e ater hoje sou casada e sempre que tenho relação com ele a maldita da infecção aparece um dia 2 dias depois,já fui em vários médico já tomei vários medicamentos ,resolvi ir no urologista ele passou um tratamento de 6 meses com medicamento uro-vaxon, monuril, e extrato de crambeurry, fiquei boa por algum tempo agora voltou novamente não aguento mais o que fazer?

  11. TENHO UMA INFECÇÃO URINÁRIA FAZ UM BOM TEMPO, QUERO TOMAR O MEDICAMENTO URUPOL( QUE É DO LABORATÓRIO BRISTOL, AGORA ESTÁ DIFÍCIL DE ENCONTRAR. ONDE POSSO ENCONTRAR ESSE MEDICAMENTO. PORQUE SEI QUE É MUITO ANTIGO, DIGO TEM MUITO TEMPO QUE FAÇO USO DESTE MEDICAMENTO. FAVOR ME AJUDAR.

  12. Boa noite
    Há cerca de quatro anos atrás fiz uma cirurgia e precisei usar uma sonda, acredito que a partir dai começou o sofrimento. Tenho tido infecção urinária constantemente. Geralmente o desconforto aparece após a relação sexual. Fui várias vezes ao médico e fiz vários tratamentos com antibióticos, mas ela sempre acaba voltando. Sinceramente, estou sem saber o que fazer.

  13. Oi, gostaria de saber se posso tomar banho na praia mesmo estando com cistite!
    Grata!

  14. boa tarde sou marcela tenho 34 anos e nao sei mais o que fazer tenho infecçao urinaria constamente e muita dores e muita ardencia agira to com muita ardencia depois de muito tempo nao passa nao aguerdo mais tomar antibiotico o que faço me ajudem porfavor.
    c

  15. Boa Tarde Meninas!!!
    Eu não sou nenhuma médica,mais de todos os relatos q li acima vi que não sou a unica mulher a passar por isso,dores após a relação e infecções urinarias q nunca tem fim….série de remédios pra nunca resolver.Enfim meninas,o exame que a gente precisa se chama Cistoscopia,onde é possível através dele ver anormalidades na bexiga e uretra,já tenho uma rotina de 3 anos indo há diversos profissionais Urologistas e Ginecologistas,todos dão possíveis diagnósticos mais ngm faz este exame para a precisão exata do diagnóstico.Fora este exame,quem conseguir,faça tbm a videolaparoscopia,pois as vezes o problema pode ser uma aderência causada por cirurgias realizadas no abdomem e cesareas,essas aderencias grudam um orgão ao outro principalmente utero bexiga uretra já que temos esses orgãos mto proximos um dos outros,causando essa serie de incomodos principalmente após as relações sexuais.Eu estou já aguardando meu exame de tanto correr graças a Deus consegui q meu pedido fosse autorizado pelo plano e se Deus quiser vou conseguir saber a causa do meu sofrimento desses 3 anos.Vão atras,e peçam, esses exames,só assim pra saber de fato a origem desse problema q nos atormenta.Abraços meninas’

  16. Stefany Oliveira em 26 de março de 2015 às 14:25

    Sinto uma incomodação por dentro quando vou faze xixi , sangra e arde muitoo , não sei mais oque fazer , foi no medico 2 vezes e eles falam que é infecção de urina , ai eles passam um remédio , ai passa , depois de uns dias volta e sinto mais dor ainda.

  17. Meu caso é igual de muitatenho horas de até pensar em sumir de tanta dor e desconforto! !!!! Alguém me da uma luz. Não aguento mais ter infecção de urina. Já fiz vários tratamentos e nada resolve. No ano são 7/8.!!

  18. Oi , o meu problema e que quando faço sexo doi e ao urina sair sangue depois da relação oq pode se isso ? e isso ta acontecendo faz um tempo pode ser grave ? e tbm tem um ondor meio estranho sair da minha vagina diariamente !

  19. OLÁ
    estou com cistite,
    comprei o cystex e estou tomando, as dores melhoram
    mais sempre voltam.. o que eu faço?
    tomo algum antibiótico?

  20. tive uma infecçao urinaria mais ja curei ela , mas mesmo assim sinto vontade de ir ao banheiro toda hora e normal?

  21. Olá boa tarde. Minha filha desde 3 meses de idade tem infecções de urina constante. Com 6 mwses também, depois com 9 meses e agora com 3 anos. Está tomando bactrim recomendado pelo médico. Mas já é o terceiro dia e nada da febre sumir e os sintomas de dor abdominal sumir. É normal mesmo tomando antibiótico ter febre? Obrigada kelly

  22. Estou passando pelo mesmo problema: “Olá tenho infecção urinaria sempre após relação sexual, já recorri a varios ginecologista e urologista no qual ao solicitar exames de ultrasson vias urinarias e transvaginal não apresenta nenhuma alteração. somente no exame de urocultura tipo 1 que apresenta a mesma bacteria Staphylococcus qd estou com a infecção sendo assim tomo os devidos antibioticos, porém qd tenho relação se eu não estiver a base de nenhum antibiotico volta a minha infeccção urinaria após relação.Faço tds as preocauções para não voltar, ex: urino após relação até tomo banho, bebo mt liquido e mesmo assim volta a infecção. Preciso de ajuda, preciso de uma auxilio!!!”
    o que faço?

  23. Gostaria de saber se um homem com sonda urinária, ainda pode ter tesão

  24. O homem com sonda urinãria pode ter tesão?

  25. Ele pode ter desejo de fazer sexo oral na mulher?

  26. Há possibilidade satisfazer a parceira fazendo minete?

  27. Há ou não hã?

  28. medico receitou ciprofloxacino 12em 12 horas e cystex 3 vezes ao dia passando dias de terror e tortura doi ao urinar emfim apos uma semana melhorou um pouco agora tomo suco de graviola e garrafada de indio vou ver que vai dar

  29. Boa tarde,
    Duas dúvidas:
    -Pesquisei em alguns sites sobre alergia do uso de preservativo. Quero saber se essa alergia pode gerar uma infecção.
    – Após o tratamento da infecção com Quinoflox, posso continuar minha relação normal, ou tem que ter o uso de preservativo?

  30. Eu tô com dificuldade de fazer xixi, porém Qnd eu faco fico com vontade de fazer mais e Qnd boto a calcinha eu sinto qe sempre desce um pouco de xixi sozinho,hoje sentir uma dor como se fosse cólica e tenho sentido bastante gases, gostaria de saber o qe poderia ser?me ajudem por favor !

  31. Bom dia, preciso esclarecer uma dúvida que está me matando.
    Meu pai com 79 anos de idade passou por procedimento cirúrgico de raspagem da próstata, e ficou internado por uns 3 dias nesses dias ele teve confusão mental, e chegou ate cair da maca, ele estava em um estado nervoso e tentava retirar a sonda, o medico pegou e deu alta para ele e retirou a sonda.
    Passado três meses ele estava com dificuldade de urinar procurou novamente o medico que realizou o exame de urina e detectou infecção urinaria com a bactéria ecoli.
    O medico disse que este estava com estenose e marcou um procedimento ambulatorial para depois de uma semana e não passou remédio nenhum.
    Meu pai fez o procedimento na sexta pela manha e recebeu alta as 15h peguei meu pai no hospital meio desacordado em uma cadeira de roda, vomitando, perguntei para minha mãe se o medico deu alta para ele daquele jeito ela disse que sim.
    Levei meu pai para casa e ele estava falecendo em casa e nem sabia, achei que era normal da anestesia, olhei a pressão arterial e estava 4 por 3, imediatamente liguei para o medico que mandou levar ele no pronto socorro mais próximo para tomar soro.
    Levei meu pai no mesmo hospital e ele foi para uti com 5 dias faleceu por disfunção de múltiplos órgãos e sistemas, choque séptico, infecção no trato urinário pós operatório de correção de estenose uretral, neurocistecercose, hipertensão arterial sistêmica.
    A partir de então começou meu tormento porque o medico realizou o procedimento sabendo que meu pai estava com infecção urinaria.
    Será que não tinha outra forma de fazer?
    Será que ele não tinha que ficar internado antes do procedimento para tratar a infecção urinaria?
    Será que o medico não deveria ter dado mais atenção para o caso dele pois era idoso e sofria de hipertensão e estava com infecção urinaria.
    Por favor me ajudem pois vivo incomodada com isso, não sei o que fazer.

Preencha os dados abaixo e faça seu comentário!

* (obrigatório)