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Google entra no mercado fashion com o Boutiques.com

Site analisa as preferências dos usuários e recomenda itens que eles gostariam de usar, além de encaminhá-los para sites que vendam as peças.

Senhoras e senhores, boas notícias! Graças ao Google, agora você poderá comprar usando o senso de moda de algumas de suas celebridades, designers e blogueiros de moda favoritos, como Ashley e Mary Kate Olsen, Salma Hayek, Oscar de la Renta e Lamie Lynn Sigler. Isso porque a gigante de buscas lançou o site Boutiques.com, que ajuda a pessoa a encontrar a roupa adequada ao seu gosto pessoal.

A página traz uma tecnologia de aprendizado “para analisar visualmente o seu gosto e combinar os itens que você gostaria”, afirmou o Google em seu blog. Baseado em uma tecnologia de pesquisa desenvolvida pela Like.com – empresa adquirida pelo buscador em abril deste ano – o Boutiques.com pensa como um motor de buscas visual e também como uma rede social de vestuários.

Embora você não consiga experimentar as roupas virtualmente, o site permite que você faça um filtro das peças com base em suas marcas preferidas, além dos padrões de tecidos, cores e silhuetas. É possível também visualizar itens de coleções feitas à mão por fashionistas conhecidos – que o Google chama de “taste-makers” – como as atrizes Anna Paquin (da série True Blood) e Maggie Q (da série Nikita e do filme Missão impossível 3) e designers como Christian Siriano e Isaac Mizrahi.

O Boutiques.com também pode criar uma loja personalizada do usuário. Caso ele queira comprar algo online clicando em uma peça de roupa, ele será enviado para sites de terceiros, como a loja como Bluefly Endless.com , onde a aquisição do item poderá ser efetuada.

Como usar

Para começar, crie uma conta no Boutiques para que a página possa armazenar suas preferências em roupas. Uma vez inscrito, você começa a criar sua coleção pessoal, usando como classificação uma boutique famosa ou escolhendo as peças por gêneros como calças, tops, saias, sapatos e assim por diante.

O usuário também poderá ensinar diretamente o Boutiques.com a respeito das roupas que você gosta. É possível ainda vasculhar o site, marcando cada item de vestuário com os botões “Love” (“Amei) e “Hate” (“Odiei”). Clicando em cada botão, um pop-up é aberto e o usuário pode marcar o que gostou ou não, incluindo aí a marca, cor, padrão, silhueta, preço ou todas as anteriores.

A partir destes dois botões, o site compila um perfil sobre os tipos de roupas que o usuário prefere e sua boutique pessoal começa a se encher com itens que a página que ele irá gostar. É possível também usar os botões “Love” e “Hate” na própria loja para refinar ainda mais 0as sugestões do motor de busca.

Compras sociais

À esquerda dos botões “Love” / “Hate”,debaixo de cada peça, há ainda os botões “Salvar” e “Compartilhar”. Ao clicar no primeiro, a peça será armazenada na seção de favoritos da boutique do usuário. Já o botão de compartilhamento permite que você envie um e-mail para um amigo ou um tweet sobre o item com um link para Boutiques.com.

O site também tem um recurso de Twitter que permite que o usuário coloque as últimas novidades na boutique de um amigo ou de uma celebridade, por meio de um feed de notícias. Você também pode deixar comentários nas boutiques de outras pessoas.

O Boutiques.com está disponível somente nos Estados Unidos e, pelo menos inicialmente, para as mulheres que trabalham na área de Moda. Mas o Google afirma que pretende expandir o site em um futuro próximo.

PC World (EUA)/IdgNow

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