loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Fim do Chavismo: Oposição venezuelana propõe encurtar o mandato de Maduro quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Líderes da oposição querem reduzir de seis para quatro o tempo de mandato presidencial. Com isso, Nicolás Maduro deixaria o poder no final de 2017

Oposição venezuelana propõe encurtar o mandato de Maduro
A expectativa é livrar o país da crise gerada pelo regime chavista (Foto: Wikipedia)
Diferentes partidos de oposição da Venezuela se uniram para buscar formas de tirar do poder o presidente Nicolás Maduro, dando fim ao regime chavista no país.

A ideia é aproveitar o momento em que a oposição tem maioria na Assembleia Nacional para aprovar uma emenda constitucional reduzindo de seis para quatro o tempo de mandato presidencial.

Desta forma, Maduro deixaria o poder no final do ano que vem. A expectativa é livrar o país da crise gerada pelo chavismo.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

A proposta vem ganhando o apoio de parlamentares nas redes sociais. “Maduro e seu regime têm de ir”, escreveu em sua página do Twitter a líder da oposição María Corina Machado.

O líder oposicionista Henrique Capriles também pede pela saída de Maduro. Semanalmente, ele usa seus perfis nas redes sociais para falar da substituição do presidente. “Chegou o momento constitucional para que os venezuelanos tomem uma decisão”, escreveu Capriles esta semana.

Há três formas estudadas para encurtar o mandato do presidente venezuelano. Uma é através do encurtamento de mandato presidencial. Outra seria por referendo popular, o que a oposição descarta, já que seria algo difícil de implemententar em tempos de crise e seriam necessários muitos votos para depor o presidente.

A última seria através do pedido renúncia, o que dificilmente será apresentado pelo governo de Maduro.

Por conta disso, a emenda para reduzir o mandato é a saída mais considerada pela oposição. Esta semana, representantes da Mesa da Unidade Democrática (MUD), coalizão de partidos contra o governo, apresentou à Assembleia Nacional uma proposta para alterar quatro artigos da Constituição referentes ao tempo de mandato presidencial.

A proposta tem o apoio do presidente da Casa, Henry Ramos Allup, e deve ser votada em até duas semanas.

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# # # # #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil