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Eleições movidas a debate tóxico domingo, 7 de outubro de 2018

Reprodução da matéria do Financial Times

Eleições 2018: Eleição movida por debate ‘tóxico’ nas redes sociais expõe ‘fraturas’ na democracia brasileira, diz Financial Times

Para o jornal, a recessão econômica e os escândalos de corrupção deixaram o país ‘mais vulnerável a um choque político radical do que talvez qualquer outra democracia no mundo’

Estampando uma foto de dois ônibus em chamas no Brasil, o jornal britânico Financial Times destacou em uma reportagem de página inteira que “o insaciável apetite pelas mídias sociais” suplantou a televisão, intoxicou o debate político e expôs as “fraturas da democracia” do país nestas eleições.

“A indignação popular está sendo ampliada por um debate eleitoral tóxico e muitas vezes inventado nas mídias sociais”, afirma o FT, na edição desta sexta-feira.

Para o jornal, a recessão econômica e os escândalos de corrupção deixaram o país “mais vulnerável a um choque político radical do que talvez qualquer outra democracia no mundo”.

O FT diz que o maior beneficiário da força das mídias sociais nas eleições é o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), comparado pela publicação como uma mistura dos presidentes Donald Trump e Rodrigo Duterte (Filipinas). “Apesar de ter quase três décadas na política, ele é visto por muitos eleitores como um outsider diante de um establishment político desacreditado”, diz o jornal.

Segundo a publicação, depois da mais profunda recessão do último século, o “respeito pelo governo sofreu um golpe e, ao mesmo tempo, um escândalo multimilionário de corrupção deixou desacreditada uma grande parcela da classe política”.

 

O jornal destaca ainda que o principal adversário de Bolsonaro é Fernando Haddad, que pode ser visto como “uma figura relativamente moderada, apesar da retórica de seu partido estar indo para a esquerda”. O FT diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva controla o partido da cela onde cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro e lembra que o PT faz campanha aberta contra o Judiciário e há tempos tenta impor controle sobre a mídia.

Para o FT, tanto Bolsonaro quanto Haddad são populistas. “Um segundo turno entre os dois populistas é visto como um pesadelo pelo mercado”, diz o jornal, emendando que o mercado esperava que Geraldo Alckmin (PSDB) fosse um candidato mais forte – mas ele está atrás nas pesquisas, com 9% da intenção de votos.Jair Bolsonaro (à esquerda), Fernando Haddad (à direita)Direito de imagemREUTERS

Bolsonaro e Haddad são chamados de ‘populistas’ pelo jornal britânico Financial Times

O jornal lembra, contudo, que “nos últimos anos a democracia em países ocidentais tem sofrido uma crise profunda com partidos tradicionais murchando, outsiders vindo à tona e a confiança do público nas instituições caindo abruptamente”.

Fake news

A publicação britânica associa o crescimento do uso de smartphones no Brasil à escalada do “amor dos brasileiros pelas mídias sociais” e diz que o apetite por esse tipo de plataforma só acalora o debate.

Também destaca o risco de proliferação de notícias falsas: “Brasileiros se mostram tão vulneráveis a notícias falsas quanto cidadãos em outros países”.

Analistas ouvidos pela publicação destacaram que a plataforma mais influente desta eleição não é o Facebook nem o Twitter, mas o WhatsApp.

“Com grupos criptografados, o WhatsApp é mais difícil de monitorar e ainda muito eficiente em espalhar mensagens, sejam reais ou falsas.”

“A tecnologia e as mídias sociais têm afetado o resultado das eleições no mundo. O Brasil tem sido rotulado de “o país do futuro” e sempre vai ser. O futuro pode ter finalmente chegado na forma de distopia”, diz a última frase da reportagem.
BBC

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José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

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