1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Economia – Davos

Ônibus elétrico de carga ultra rápido foi apresentado em Davos

A carga rápida é um dos focos de atenção para quem pretende adotar os ônibus elétricos em frotas de transporte público.

A multinacional ABB quer ficar o pé nesse nicho e a vitrine do Fórum Econômico Mundial é atrativa para a empresa, que se autodenomina a líder nessa área, com mais de 6 mil estações de recarga em 50 países.

Em Davos, onde acontece o encontro, existem oito delas.

Chamadas de Terra 53, as instalações tornam viável a movimentação dos ônibus totalmente elétricos com tecnologia Tosa, sigla para Sistema de Alimentação Otimizado para Trólebus.

Criado pela ABB na Suíça e em uso em Genebra, o Tosa será implantado em breve na cidade francesa de Nantes. O destaque é o recarregamento da bateria em 20 segundos, durante o embarque e desembarque de passageiros. “A mudança para veículos elétricos não é mais uma questão de se, mas sim de quando e com que rapidez”, argumenta o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer.

De acordo com a empresa, recursos de energia eficientes já vêm sendo adotados em outros segmentos de infraestrutura. É o caso do transporte ferroviário e marítimo.

A mobilidade eletrônica, por exemplo, está presente em navios petroleiros, cargueiros e de passageiros por meio dos sistemas Azipod, que movem as embarcações com hélices de propulsão elétrica direcionáveis de alta eficiência. Resultado: eles tornam-se mais manobráveis e podem reduzir a necessidade de combustíveis fósseis a bordo em 40% ou mais.
Fonte: InfraRoi)

Termos: ,