Argentina: Macri anuncia pacote de austeridade e diz que pobreza ‘vai aumentar’ no país


O presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou nesta segunda-feira (03/09) uma série de medidas de austeridade para o país, que inclui redução de ministérios e novos impostos. Segundo o presidente, a pobreza no país “vai aumentar”.

A decisão vem em meio à crise financeira que derrubou o valor do peso e levou o país a recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para um empréstimo de 50 bilhões de dólares.

Em vídeo gravado na sede do governo argentino, Macri admitiu que o país vive “uma crise” e anunciou que reduzirá seus ministérios “para menos da metade”.

“Os governos têm diferentes momentos que requerem equipes diferentes. Decidi compactar mais minha equipe e poder dar uma resposta mais focada na agenda que virá”, disse.

O presidente ainda anunciou um novo imposto sobre exportações. Segundo a agência Reuters, o novo tributo taxará, até o final de 2020, em 4 pesos argentinos por dólar os produtos primários, como matérias-primas, e em 3 pesos por dólar os demais produtos.


Você pode se interessar também sobre: Fatos & Fotos – 26/12/2017


Macri afirmou que “esse é um imposto ruim, muito ruim, mas tenho que pedir que entendam que é uma emergência”.

A respeito do empréstimo de 50 bilhões de dólares que o país pediu junto ao FMI, Macri defendeu a estratégia do governo, mas afirmou que, em vista das variações do câmbio, o plano será revisto.

Após afirmar que a “pobreza vai aumentar” no país, o mandatário responsabilizou o governo anterior e o cenário internacional pela crise financeira que a Argentina enfrenta. Macri disse que “governar um país é difícil” e que “esses foram os cinco piores meses da minha vida”.

Crise

Na última quinta-feira (30/08), após assistir o dólar disparar e chegar a ser vendido ao valor recorde de 40 pesos, o governo decidiu elevar a taxa básica de juros de 45% para 60% ao ano.

A decisão configurou uma tentativa de segurar a alta da moeda norte-americana e foi a quarta vez que o Banco Central da Argentina (BCRA) elevou a taxa de juros do país desde o mês de junho.

As medidas se tornaram mais um episódio da crise econômica que atravessa o governo do presidente Mauricio Macri.

Segundo dados do próprio BCRA, o dólar se valorizou quase 100% em um ano. No fim de agosto de 2017, a moeda norte-americana estava a 17.66 pesos.

A expectativa do governo, no início do ano, era de uma taxa de inflação de 15% em 2018. No entanto, o índice subiu a 20% no meio do semestre e, recentemente, a previsão chegou a 30%.

Postado na categoria: Economia - Palavras chave:

Leia também:

China; O império comunista (hahaha) ataca
China; O império comunista (hahaha) ataca

É assim que a China quer dominar o mundo Ilustração de Artur Galocha com foto de Getty. O presidente chinês, Xi Jinping, deseja que Pequim ocupe o vácuo geopolítico deixado...

March 5, 2018, 11:57 am
Saiba como é a vida dentro de uma fábrica de iPhones na China
Saiba como é a vida dentro de uma fábrica de iPhones na China

Quem conhece um pouco da indústria de tecnologia sabe que praticamente tudo é produzido na China. (Foto: reprodução/Bloomberg) Os baixíssimos salários dos trabalhadores, somados a uma lei trabalhista bem frouxa,...

April 27, 2016, 10:45 am
Trump, Síria, Rússia, Gás, Óleo, Armas Químicas e estórias mal explicadas.
Trump, Síria, Rússia, Gás, Óleo, Armas Químicas e estórias mal explicadas.

Vamos lá! Pontuando; 1. Trump mandou 59 mísseis mar/terra Tomahawks nos peitos do Assad. 2. Em dois dias o Trump desceu o "big stick" na "titela" do genocida da Síria....

April 7, 2017, 7:00 pm
'Sociedade aceitou o próprio sufocamento para demonstrar revolta contra o sistema político', diz filósofo
'Sociedade aceitou o próprio sufocamento para demonstrar revolta contra o sistema político', diz filósofo

Em junho de 2013, o aumento de R$ 0,20 na tarifa do transporte público detonou o movimento de uma massa popular, que tomou as ruas para expressar as mais difusas...

June 1, 2018, 11:15 am
Como o Reino Unido ainda pode voltar atrás no Brexit
Como o Reino Unido ainda pode voltar atrás no Brexit

A maioria dos britânicos votou por sair da UE. Mas, diante das consequências, alguns já se arrependem, há ameaça até de desintegração do Reino Unido.  Conheça quatro possibilidades – teóricas...

June 28, 2016, 10:25 am
Caderneta de Poupança atrai grandes investidores
Caderneta de Poupança atrai grandes investidores

Segundo ele, poupança não pode se tornar atraente para 'multinacionais'. Presidente disse que ainda vai debater o assunto com a equipe econômica O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse...

April 17, 2009, 6:24 am