1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

Aprender alemão é fácil!

Só rindo!
Bernard Shaw¹, com a ironia contumaz, dizia que “os alemães são um grande povo porque não precisam estudar alemão”!

Portanto, se você não quer fazer um curso de alemão e deseja estudar ou aprender alemão online de maneira simples e fácil, veja o exemplo abaixo… leia ate o final e não desanime!

Aprendendo Alemão.

A língua alemã é relativamente fácil. Todos aqueles que conhecem as línguas derivadas do latim e estão habituados a conjugar alguns verbos podem aprendê-la rapidamente. Isso dizem os professores de alemão logo na primeira lição.

Para ilustrar como é simples, vamos estudar um exemplo em alemão:

Primeiro, pegamos um livro em alemão; neste caso, um magnífico volume com capa dura, publicado em Dortmund, e que trata dos usos e costumes dos índios australianos Hotentotes (em alemão: Hottentotten). Conta o livro que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter), cobertas com uma tela (Lattengitter) para protegê-las das intempéries.

Estas jaulas, em alemão, chamam-se jaulas cobertas com tela (Lattengitterkotter) e quando possuem em seu interior um canguru, chamamos ao conjunto de “jaula coberta de tela com canguru”, ou seja: Lattengitterkotterbeutelratten.

Um dia, os Hotentotes prenderam um assassino (Attentäter), acusado de haver matado uma mãe (Mutter) hotentotes (Hottentottermutter), mãe de um garoto surdo e mudo (Stottertrottel). Esta mulher, em alemão, chama-se Hottentottenstottertrottelmutter e a seu assassino chamamos, facilmente de Hottentottenstottertrottelmutterattentäter.

No livro, os índios o capturaram e, sem ter onde colocá-lo, puseram-no numa jaula de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter). Mas, incidentalmente, o preso escapou. Após iniciarem uma busca, rapidamente vem um guerreiro Hotentotes gritando:

- Capturamos um assassino (Attentäter)!

- Qual?? – pergunta o chefe indígena

- O Lattengitterkotterbeutelrattenattentäter – comenta o guerreiro.

- Como? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tela? diz o chefe dos Hotentotes.

- Sim, responde a duras penas o indígena – O Hottentottenstottertrottelmutteratentäter, assassino da mãe do garoto surdo e mudo.

- Ah, demônios – diz o chefe – você poderia ter dito desde o início que havia capturado o Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentäter (assassino da mãe do garoto surdo e mudo que estava na jaula de cangurus coberta de tela)!

Assim, através deste exemplo, podemos ver que o alemão é facílimo e simplifica muito as coisas. Basta um pouco de interesse!


¹George Bernard Shaw
* Dublin,Irlanda – 26 de julho de 1856 d.C
+ Ayot Saint Lawrence, 2 de novembro de 1950 d.C
Escritor, jornalista e dramaturgo irlandês, autor de comédias satíricas que o tornaram espírito irreverente e inconformista.

Termos: , ,
Trackback

10 Comentários até o momento. Faça o seu também!

  1. [...] Do blog do Mesquita. [...]

  2. Comecei os estudos de Alemão em 1965 com um amigo, o Juca Montenegro, poliglota que possuía um domínio excepcional nesta complexa língua. Na mesma época terminei o curso de Inglês do Centro de Cultura Inglesa e logo me matriculei na Cultura Alemã. Infelizmente um acidente quase fatal me tirou dos bancos escolares por um ano ou mais. Não voltei à Cultura Alemã mas ainda me recordo bem da dificuldade em compreender a estrutura da língua com seus verbos, declinações e formação de frases. Uma língua “bárbara”, complicada em suas esquinas e desniveis, como o Bernard Shaw exemplifica em alto nível com seu mordaz e ácido humor irlandês.

  3. Inicialmente, gostei da explanação, e daí desejo saber como iniciar em tão árdua tarefa. Agradecido/ abraços/ Paulo Mansor20.10.08

  4. Inicialmente, gostei da explanação, e daí desejo saber como iniciar em tão árdua tarefa.
    Abração/ Paulo Mansor / 20.10.2008.

  5. Eu gostaria saber como eu faço para falar alemão fluente em dois anos?

  6. Na wizard você aprende muiiiito em dois anos. Os cursos de ingles levam mais tempo. Mas os livros dos outros idiomas, são mais puxados, mais detalhes em um livro só. Neste caso, a cada aula você aprende muitas coisas, e consegue perceber o quanto já vai avançando em cada aula. Eu faço Japonês, e olha, estou amando! E são dois anos e meio. O alemão são dois anos, ouvi um professor dizer. Vai la na wizard da sua cidade e conversa, pede uma aula demonstrativa para você conhecer o método.

  7. nossa nunca cite a wizard como referencia, uma colega minha estuda a 9 anos ingles la e ainda n saiu… olha tanto alemão como ingles, italiano, frances e outros idiomas você so aprende na pratica, você precisa conviver com eles para aprender, caso você esteja pensando em viajar renan é bom você junta seu dinheiro para aprender lá te digo que sairá bem mais enconta e você aprenderá muito rapido e falará muito bem!

  8. Gente eu faço a alemão, só se vc for geninho/prodigio vc ficar fluente em alemão em dois anos.
    wizard n é referencia pra lingua… Cultura alemã é a melhor escola do brasil, vc ainda tem como opção fazer os cursos de lingua estrangeira de faculdades publicas como a usp e a unesp (isso se vc já for formado)
    Alemão é uma lingua complexa e cheia de regras…
    comparando com o ingles é mais ou menos assim
    para cada ano de lingua inglesa, a mesma materia é passada em 2 de alemão.

    ;/ triste, ainda mais pq sempre dizem q a pronuncia é mto raro ficar perfeita! ;//

  9. oi eu procurando um cito para ver se encontrava algo sobre o assunto,encontrei este olha mora na lemanha, mais eu procuro estudar muito ler tudo que vejo interesante,procuro palavras na nete que nâo conheço o significado, mais penso que nâo e tâo dificil quando se quer de verdades aperender um idioma ,nosso maior problemas eter vergonha de falar por medo de errar,pois isso e nosso maior defeito mais se nos tentar falar mesmos errado penso que sair algo nâo prefeito mais da para as pessoas nôs entender, meu erro tambem e falar italiano ingles pois quando as pessoas nâo me entende eu falo as duas ou mesmo tempo para ver se estâo a me entender , beijos mais tem um cito na nete muito bom tambem gratis, se chama aula facil,prove penso que este lhe adudara bem obrigado

  10. Poderia transcrever, para mim, o audio da lektion 2 teil 2 do Deutsch Interaktive (Deutsch Welle).
    Obrigado.

Preencha os dados abaixo e faça seu comentário!

* (obrigatório)