1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Alcântara, o “acidente” e o fim do projeto espacial brasileiro

Os EUA e a Base de Alcântara

Alcântara,Blog Mesquita,Usa,Brasil 0

Uma tragédia que matou 21 profissionais civis no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e adiou os projetos do programa espacial brasileiro completou dez anos.

Blog do Mesquita,Força Aérea Brasileira, Base de Alcântara,Foguete,Brasil,Aeronáutica,Astronáutica,Sabotagem

Os Estados Unidos, além de suas frotas de porta aviões, navios e submarinos nucleares que singram todos os mares, possuem mais de 700 bases militares terrestres fora de seu território nacional nos mais diversos países, em muitas das quais instalaram armas nucleares e sistemas de escuta da National Security Agency (NSA).Alcântara,Blog Mesquita,Usa,Brasil 4

Os Estados Unidos têm bases de lançamento de foguetes em seu território nacional, como em Cabo Canaveral, perfeitamente aparelhadas com os equipamentos mais sofisticados, para o lançamento de satélites.

Os Estados Unidos não necessitam, portanto, de instalações a serem construídas em Alcântara para o lançamento de seus foguetes.

O objetivo norte-americano não é impedir que o Brasil tenha uma base competitiva de lançamento de foguetes; isto o governo brasileiro já impede que ocorra pela contenção de despesas com o programa espacial brasileiro.

O objetivo principal norte americano é ter uma base militar em território brasileiro na qual exerçam sua soberania, fora do alcance das leis e da vigilância das autoridades brasileiras, inclusive militares, onde possam desenvolver todo tipo de atividade militar.

A localização de Alcântara, no Nordeste brasileiro, em frente à África Ocidental, é ideal para os Estados Unidos do ângulo de suas operações político-militares na América do Sul e na África e de sua estratégia mundial, em confronto com a Rússia e a China.

O governo de Michel Temer tem como objetivo central de sua política (que nada mais é do que o cumprimento dos princípios do Consenso de Washington) atender a todas as reivindicações históricas dos Estados Unidos feitas ao Brasil não só em termos de política econômica interna (abertura comercial, liberdade para investimentos e capitais, desregulamentação, fim das sempre.

No dia 22 de agosto de 2003, às 13h26, o foguete Veículo Lançador de Satélites (VLS) deu partida antecipada e matou 21 homens. 
Blog do Mesquita,Força Aérea Brasileira, Base de Alcântara,Foguete,Brasil,Aeronáutica,Astronáutica,Sabotagem

Novo foguete completo, em sua quarta versão, deveria ser lançado agora em 2017.Blog do Mesquita,Força Aérea Brasileira, Base de Alcântara,Foguete,Brasil,Aeronáutica,Astronáutica,Sabotagem

O grande problema foi a perda humana. A paralisação do programa espacial ocorreu mais pela comoção, pela falta de reação, pelo fato de as promessas não terem sido cumpridas”.Blog do Mesquita,Força Aérea Brasileira, Base de Alcântara,Foguete,Brasil,Aeronáutica,Astronáutica,Sabotagem

A Tragédia em Alcântara faz dez anos e Brasil ainda sonha em lançar foguete.

O melhor da ciência aeroespacial do Brasil morreu nesse “acidente”:

Amintas Rocha Brito
Antonio Sergio Cezarini
Carlos Alberto Pedrini

Cesar Augusto Varejão
Daniel Faria Gonçalves
Eliseu Reinaldo Vieira

Gil Cesar Baptista Marques
Gines Ananias Garcia
Jonas Barbosa Filho
José Aparecido Pinheiro
José Eduardo de Almeida
José Eduardo Pereira II

José Pedro Claro da Silva
Luis Primon de Araújo

Mario Cesar de Freitas
Levy Massanobu Shimabukuro

Mauricio Biella Valle
Roberto Tadashi Seguchi
Rodolfo Donizetti de Oliveira
Sidney Aparecido de Moraes
Walter Pereira Junior

Termos: , , , , ,
Trackback

Nenhum Comentário até o momento. Faça o seu também!

Preencha os dados abaixo e faça seu comentário!

Você deve está Logado para comentar.